logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Alto consumo e estiagem refletem em represa que abastece 25% de Votuporanga; veja antes e depois

Alto consumo e estiagem refletem em represa que abastece 25% de Votuporanga; veja antes e depois
12.10.2020     Fonte: G1

Votuporanga (SP) tem registrado dias de calor intenso e ausência de chuva há mais de quatro meses. Com isso, a represa que abastece 25% da cidade está 3,3 metros abaixo do nível normal, segundo a Saev, autarquia responsável pelo abastecimento de água no município.

De acordo com a autarquia, é um dos índices mais críticos já registrado desde que as obras da Represa de Captação foram concluídas, em 1974. Por isso, a cidade está racionando água há 10 dias. O serviço está sendo interrompido das 11h às 18h.

Se o nível da represa baixar mais 16 centímetros, a captação de água terá de ser suspenso, de acordo com o engenheiro Aldo Takao.

“Se não chover em quatro dias vai ficar crítico, porque não vamos conseguir bombear água da represa para a estação de água. Vamos buscar água em locais diferentes, como os poços na região norte e sul, que são interligados, mas é tudo limitado e poderá ampliar o racionamento”, afirma.

A Saev Ambiental calcula que cada votuporanguense consuma, em média, 240 litros de água por dia, quando o ideal deveria ser de, no máximo, 180 litros por dia (e por pessoa).