logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Rubinéia: pesquisa aponta Professor Lugato em primeiro com 28,7%

Rubinéia: pesquisa aponta Professor Lugato em primeiro com 28,7%
13.11.2020     Fonte: SBT

Na reta final da corrida à Prefeitura de Rubinéia, o candidato Professor Lugato (Patriota) está na liderança com a marca de 28,7%, segundo o levantamento da Sinfor Consultoria e Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (12).

A pesquisa contratada pelo SBT aponta ainda que David Elias Cordeiro Ramos, o Dr. David (PL), aparece numericamente em segundo lugar com 23%. Francisdaini Ponzani, o Francis (MDB) tem 20,3; João Batista Ferreira, o Joãozinho (Republicanos) somou 4% das intenções de voto.

O levantamento revela ainda um alto índice de indecisos: 17,7%. Os entrevistados que declararam que devem votar em branco são 6,3%.

A margem de erro da pesquisa é de 5,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança é de 95%.

Rejeição

Os entrevistadores perguntaram em quem os pesquisados não votariam. Dessa forma é possível determinar o índice de rejeição. Joãozinho foi citado por 23% dos entrevistados; Dr. David, 15,7%; Professor Lugato, 9,7%; Francis tem rejeição de 3,7%. A pergunta não foi respondida por 48% dos entrevistados.

Metodologia

A metodologia aplicada foi a da pesquisa quantitativa por amostragem; sendo esta aleatória e estratificada por área, gênero, idade, formação escolar e classificação socioeconômica da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).

Segundo a Sinfor, os dados são coletados de forma que todos os entrevistados possam ser ouvidos em situações idênticas. Isso quer dizer que, à frente de todos os entrevistados, os entrevistadores se apresentam da mesma maneira e aplicam o mesmo conjunto de perguntas por meio de um questionário previamente elaborado e aprovado pelo cliente.

Registro

A pesquisa com 300 pessoas foi realizada no dia 02 de novembro de 2020, por uma equipe constituída de 5 entrevistadores. A Justiça Eleitoral deu parecer favorável à Sinfor após contestação, por isso, os dados foram divulgados hoje. A pesquisa de opinião está registrada no TSE sob o número SP00850/2020.