logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Ocupação de UTI para Covid fica acima de 90% desde março no Hospital de Base em Rio Preto

Ocupação de UTI para Covid fica acima de 90% desde março no Hospital de Base em Rio Preto
20.05.2021     Fonte: G1

Desde março a ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 está acima dos 90% no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).

O hospital é referência para mais de 100 municípios da região e está variando neste percentual há dois meses. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, 175 dos 183 leitos de UTI estavam ocupados, o que representa 95,63% da taxa de ocupação.

Segundo a diretora administrativa do HB, Amália Tieco, o hospital deve mudar as estratégias para tentar diminuir os índices de ocupação de leitos.

“Nós estamos muito preocupados, angustiados, porque todas as ações que podíamos fazer dentro do hospital nós fizemos. Construímos leitos de UTI e contratamos mais de 600 funcionários ao longo da pandemia. Mas essas ações não vão se sustentar se não parar de chegar doentes”, explica.

“Nós mudamos as nossas ações e estratégias para tentar unir as secretarias municipais de saúde das cidades que mais mandam pacientes para Rio Preto. Também já começamos a conversar com a Acirp. A gente vai tentar expandir os muros da fundação e tentar inibir a transmissão [do vírus]”, completa.

Ainda de acordo com a diretora, a recomendação para a população é que as normas sanitárias sejam seguidas.

“Há mais de 100 anos a gente já sabe como tratar essas doenças infecciosas, que é pela vacina. Como a vacina anda a passos lentos, a única coisa não farmacológica que a gente tem disponível são as medidas sanitárias. É o isolamento, a lavagem de mãos, o uso adequado de máscara. A gente tem que intensificar essas medidas eficazes e que vão resolver nosso problema.”

Leitos em Rio Preto

Em Rio Preto, no dia 7 de maio a taxa de ocupação de leitos de UTI e suporte ventilatório pulmonar em todo o município estava em 77%. Na terça-feira (18), o número voltou a subir para 89%.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (19), a cidade conta com 829 pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 453 de Rio Preto e 376 da região, internados na cidade.

Entre os internados, 642 tiveram a confirmação de Covid-19, sendo que 337 são de Rio Preto e 305 são da região.

A Secretaria de Saúde informou que a média móvel de casos leves da doença em Rio Preto por data de notificação está em 149, enquanto a de graves está em 23. Já a média móvel de óbitos confirmados por Covid está em 6.