logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Exposição de Jales termina neste domingo com rodeio e shows

Exposição de Jales termina neste domingo com rodeio e shows
28.09.2013     Fonte: e.noroeste

 Uma das principais festas agropecuárias do noroeste paulista termina neste domingo (29). A Expo Show Uva e Mel, de Jales (SP), é o evento mais esperado do ano na cidade, e é realizado junto com uma feira agropecuária. Neste sábado (28) tem show da dupla João Carreiro e Capataz e os ingressos custam R$ 30. No domingo tem a final do rodeio e a entrada é de graça.
No evento, uvas de diversas variedades como Itália, rubi e Niágara. Ao todo, mais de 300 produtores da região noroeste paulista participam da feira, que reúne os especialistas no cultivo. Além disso, há prêmio para o empenho dos agricultores: um cacho, que pesa mais de dois quilos, foi eleito o maior de todos. “A gente capricha para tirar uma boa produção e aí sai os cachos grandes, como este”, afirma o agricultor Ermínio Fação.
Além de exibir a produção, os agricultores aproveitam para saber como está o plantio do vizinho. “A gente mostra uma coisa que plantamos no nosso sítio, mas também podemos ver como está a produção dos outros e fazer troca de experiência”, diz o produtor Osvaldo Augustinho.
Mas a uva não é a única atração da feira. Além dela tem mel também. Apicultores de quatro municípios participam do evento e uma associação de produtores de Estrela D´Oeste (SP) trouxe novidades. Para despertar a curiosidade do público tem até favo de mel. “No caso da cristalização do mel, a grande maioria acha que esse mel é adulterado, mas na verdade é o ISSO 9002, que melhora o produto”, afirma José Carlos Raimundo, presidente da Cooperativa de Apicultores do Oeste Paulista.
Se já não bastassem a uva e o mel ainda tem shows na arena e rodeio profissional. Tem também praça de alimentação, parque de diversões, exposição de animais e as rainhas do rodeio. A festa que uniu o evento dos produtores rurais da região a exposição agropecuária da cidade é organizada pela Casa da Criança. Toda renda será revertida para 14 entidades assistenciais do município. O objetivo é beneficiar mais de três mil famílias.