logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Mato Grosso do Sul tem quase o dobro da porcentagem nacional de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19

Mato Grosso do Sul tem quase o dobro da porcentagem nacional de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19
07.07.2021     Fonte: G1

Incentivo financeiro, vacinação na fronteira, comunicação entre municípios e logística dinâmica. Segundo especialistas e o governo do estado, essas medidas podem ter feito com que o Mato Grosso do Sul tenha alcançado 23,38% de sua população imunizada com as duas doses (ou única) de vacinas contra Covid. Ao se comparar o percentual de cidadãos brasileiros completamente vacinados, o estado possui quase o dobro de pessoas imunizadas.

De acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa contabilizados na terça-feira (6), 13,13% da população do Brasil teve acesso ao ciclo de imunização completo contra a Covid. 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, elenca quatro ações principais do estado que podem ter influenciado o atual resultado:

Incentivo financeiro a municípios

Logística: chegou, aplicou

Busca ativa

Vacinação na fronteira

Resende diz que a meta é que, ainda em agosto, 80% dos moradores em Mato Grosso do Sul tenham recebido, pelo menos, a primeira dose.

O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rivaldo Venâncio vê na resposta rápida de Mato Grosso do Sul à vacinação uma saída mais rápida da pandemia. "Quanto mais rápido aplicar a vacina, melhor. A resposta será mais veloz e isso apresenta apenas benefícios e diminui a quantidade de pessoas suscetíveis e a aumenta o número de pessoas protegidas em um espaço mais curto", descreveu.

Veja os detalhes de cada uma das 4 medidas:

Incentivo financeiro a municípios

No início de junho deste ano, a SES divulgou uma resolução que estabelece incentivo financeiro de R$ 5,8 milhões aos municípios que aplicarem as doses recebidas de vacinas contra a Covid-19. A ação tem como objetivo o fortalecimento das ações de vacinação contra a doença no estado.

A proposta de ajuda financeira é a seguinte:

o município que apresentar um percentual entre 90% a 94,99% de doses aplicadas em relação às doses enviadas, receberá no mês subsequente 70% do valor previsto de repasse.

o município que apresentar um percentual superior a 95% de doses aplicadas receberá 100% do incentivo.

Conforme a SES, os 79 municípios receberam a primeira parcela, sendo que 62 deles ultrapassaram a meta de 95% das doses enviadas e receberam 100% do incentivo, e 17 aplicaram entre 90% e 95% das doses recebidas e receberam 70% do incentivo previsto.

O valor total previsto por município será dividido em seis parcelas, referente à quantidade de meses que serão efetuados os repasses (julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro). A parcela de julho já teria sido transferida para as contas dos municípios, segundo a SES.