logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

PF faz operação contra tráfico de ouro e pedras preciosas

PF faz operação contra tráfico de ouro e pedras preciosas
28.07.2021     Fonte: SBT

Agentes da Receita Federal e Polícia Federal realizam hoje (27) a Operação Ruta 79, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de exportar ouro extraído ilegalmente em garimpos clandestinos na região amazônica.

No total, são cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em pessoas jurídicas e 11 em pessoas físicas. As ações ocorrem simultaneamente nos municípios de São Paulo, Mirassol, Piracicaba, São José do Rio Preto, Angra dos Reis e Belo Horizonte.

A apuração identificou um suposto esquema fraudulento que exportava o ouro com a ajuda de "mulas" até a Europa, e, com o uso de documentos falsos, legalizavam o material no exterior. Posteriormente, a remessa era encaminhada para a Ásia, onde eram confeccionadas jóias, e retornava ao Brasil. 

A estimativa é que o grupo criminoso tenha adquirido cerca de uma tonelada de ouro em garimpos ilegais.

Os crimes investigados incluem lavagem de dinheiro cometida por organização criminosa no exterior, contrabando, descaminho, receptação, sonegação fiscal e usurpação de bens da União.