O Governador de SP, João Doria, a exemplos de país europeus, anunciou aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19. O anuncio foi feito agora durante coletiva no Palácio do Governo de SP.
A aplicação será a partir do dia 6 de setembro para idosos com 60 anos ou mais. A equipe da Secretaria de Saúde reforçou a necessidade da aplicação da dose extra em virtude da variante Delta, mas adiantou que não houve mudança nos índices da doença por causa da variante, a antecipação é uma decisão que vai garantir a melhor imunização.
Por enquanto a dose de reforço é apenas para a população com mais de 60 anos e portanto a mais suscetível a doença. A vacina aplicada será com a vacina que estiver disponível mas a aplicação em massa deve ocorrer com a vacina Coronavac.
Doria ainda apresentou a nova carteira de vacinação, da cor azul, chamada de Dose Adicional, isso para diferenciar da carteira anterior da cor verde e branco.
Importante ressaltar que a dose de reforço será aplicada para quem já completou seis meses das duas doses anteriores.
A terceira dose será aplicada a toda população no mesmo esquema de escalonamento anterior, começa pelas faixas etárias mais velhas, também para quem já recebeu as duas doses com mais de seis meses. Em nenhum dos caso será necessário fazer um novo cadastro vacinal.