logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Língua portuguesa do Brasil ganhou 1 mil novos verbetes; conheça alguns

Língua portuguesa do Brasil ganhou 1 mil novos verbetes; conheça alguns
22.09.2021     Fonte: eNoroeste

“A língua está sempre em evolução, é um reflexo vívido da sociedade que também é viva e mutável”, diz Claudia Zavaglia, professora dos cursos de graduação em Letras Tradutor e de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Unesp de Rio Preto.

Alguns termos foram originados do desenvolvimento científico e tecnológico, em suas diversas áreas do conhecimento como a medicina, o direito, a gastronomia, e também muito por conta da pandemia do novo coronavírus, fato que mais influenciou a atualização.

“Surgiu uma nova terminologia, com a qual os usuários da língua portuguesa não estavam acostumados a utilizar ou desconheciam completamente. De uma hora para outra, passou-se a falar sobre coronavírus, Covid-19, distanciamento social, pandemia, quarentena, exame PCR, CoronaVac, AstraZeneca, teletrabalho, ensino remoto, entre outras palavras”, disse Cláudia, cujas pesquisas na pós-graduação são em Lexicografia e Lexicologia, nas quais trabalha com dicionários e as palavras da língua, respectivamente.

A pandemia também tem sua parcela de influência nos vários estrangeirismos que passaram a fazer parte do vocabulário oficial da língua portuguesa do Brasil, tais como lockdown, lives e homeoffice.

Da mesma forma, novas palavras e expressões surgiram com base no atual quadro político e social que se apresenta em nossa sociedade, tais como feminicídio, sororidade, cancelamento, negacionismo.

“A sexta edição do Volp é a relação completa, na medida do possível, de todas as palavras usadas em uma determinada época da nossa vida cultural”, afirmou o professor Evanildo Bechara, diretor de Lexicografia e Lexicologia da ABL, em entrevista à Agência Brasil.