logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Novembro marca o fim das restrições no Estado de São Paulo, mas máscaras continuam obrigatórias

Novembro marca o fim das restrições no Estado de São Paulo, mas máscaras continuam obrigatórias
03.11.2021     Fonte: DR

Com o surgimento de variantes da Covid-19 que fizeram o Brasil bater recorde de casos e mortes pela doença, o Estado criou uma nova fase no plano em março de 2021. Intitulada “fase emergencial”, ela estipulava medidas mais restritivas do que já estabelecia o Plano São Paulo.

A flexibilização que culminou no fim do Plano São Paulo começou a ocorrer a partir de abril. Com o avanço da vacinação, o governador João Doria jogou para os prefeitos das 645 cidades paulistas a decisão das restrições e começou a flexibilizar as regras. Com isso, a partir de novembro somente a máscara continua obrigatória no Estado, junto com protocolos sanitários, como o uso de álcool em gel e de testagem e isolamento de casos suspeitos da doença.

O rodízio de alunos e o distanciamento mínimo de um metro nas salas de aulas paulistas também acabou. Com isso, a partir de quarta-feira, dia 3, todas as escolas estaduais irão acolher até 100% alunos – na rede municipal, a decisão cabe às prefeituras. Passa a ser obrigatório a presença dos estudantes – com algumas exceções.

“A partir do 3 de novembro, todas as escolas estaduais voltam com 100% dos alunos. Chegou a hora de todo mundo voltar. A decisão de fechar escolas é muito complexa, inclusive, existem estudos internacionais que mostram que entre municípios que abriram escolas e não abriram, não houve taxas de contaminação diferente. Justamente, pelas menores chances das crianças serem contaminadas”, afirmou o subsecretário de articulação regional da Secretaria Estadual de Educação, Patrick Tranjan.

Em Rio Preto, a Secretaria Municipal de Educação decidiu por manter opcional o retorno presencial dos aproximadamente 40 mil alunos. Ou seja, os pais podem optar pelas aulas presenciais ou pelas atividades remotas nos próximos dias.

Entretanto, segundo Rachel Thomaz Arid, coordenadora da escola municipal professor Oscar Arantes Pires, apesar da não obrigatoriedade, a cada semana que passa mais pais estão optando pelas atividades presenciais. “Percebemos a alegria das crianças em poder voltar para a escola. Isso porque mantivemos um vínculo com eles através do Google Meet e isso ajudou bastante”, destacou.

Seiscentos dias do primeiro caso

Nesta terça-feira, dia 2 de novembro, Rio Preto completa 600 dias do primeiro caso confirmado de coronavírus. Desde então, a cidade confirmou 98.028 casos da doença e teve 2.811 mortes. Um em cada cinco rio-pretenses tiveram Covid-19 em menos de dois anos. A vacinação também avançou em Rio Preto e região. A cidade já tem 73% da população com esquema vacinal completo.

Apesar do governo estadual já realizar estudos para tirar a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos, o acessório continua valendo, sendo defendido por cientistas e pesquisadores pelo menos até o fim do ano.

Na mesma direção, o que cada vez mais passa a valer é o passaporte da vacina. Em Rio Preto, organizadores de alguns shows marcados para as próximas semanas já decidiram por exigir o comprovante de vacinação dos participantes. No Fórum e no Sesc de Rio Preto também já é exigido o passaporte de vacina. (RC)

Novas regras

Plano São Paulo

Chegou ao fim nesta segunda-feira, dia 1º de novembro, o Plano São Paulo, que definiu restrições durante a pandemia do coronavírus no Estado

O Plano São Paulo foi criado por meio do decreto estadual nº 64.994, em 28 de maio de 2020. Na época, o governo de São Paulo, criou o plano como forma de estabelecer regras para reabertura econômica mediante decisão de um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, composto por médicos e cientistas

Durante os quase 600 dias de vigência do Plano São Paulo, as restrições eram impostas com base no aumento do número de casos de Covid-19. Foram estabelecidas fases e regras para cada região do Estado.

A partir de abril de 2021, após o pior momento da pandemia, o governo estadual criou a fase de transição a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado

A fase de transição foi flexibilizando progressivamente as regras do Plano São Paulo, de início com a liberação de atividades religiosas, até a última fase nesta semana com permissão de shows com público em pé

 O que muda a partir desta segunda-feira

A partir desta semana, estão liberados todos os tipos de eventos, assim passa a ser permitido shows com público em pé, baladas e pistas de danças

Passa a ser permitido também 100% de público nos estádios de futebol do Estado de São Paulo.

 Escolas

Nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, escolas estaduais não terão mais o rodízio de alunos. Ou seja, o distanciamento de um metro entre as carteiras não é mais obrigatório

Com isso, apenas o uso de máscara é obrigatórios. Outros protocolos sanitários, como uso de álcool em gel, são recomendados

Além disso, desde 18 de novembro, todos os alunos que não estão no grupo de risco para Covid-19 precisam voltar a frequentar as aulas presenciais de forma obrigatória nas escolas estaduais.

 Quem pode continuar no ensino remoto?

Alunos da rede estadual pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra Covid-19

Jovens gestantes e puérperas; e estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

 Rio Preto

Em Rio Preto, as escolas municipais ainda não adotaram o retorno obrigatório. Com isso, as crianças podem continuar acompanhando de forma remota as aulas ou na escola.

 Passaporte da vacina

Em Rio Preto, o passaporte da vacina não é exigido em espaços públicos. Entretanto, alguns eventos da cidade, como shows previstos para as próximas semanas, já informaram que vão exigir o comprovante de vacina.