Todas as empresas que buscam uma assessoria de comunicação com o objetivo de aturarem com marketing digital, desejam ter bom engajamento nas redes sociais, além de um grande número de seguidores. Na internet, criou-se a ideia de as pessoas ou empresas com milhares de followers são influentes em determinado grupo ou famosas. Esse conceito se aplica em algumas situações, porém, pode ser apenas uma ilusão.
As redes sociais comerciais são a vitrine digital de uma empresa. Quando as estratégias de fortalecimento da marca são criadas, tendo como base o marketing digital, a hipótese da compra de seguidores para o perfil do cliente deve ser descartada. Esse é um grande erro que pode prejudicar diretamente as ações desenvolvidas nas mídias sociais.
Apesar da ideia de que ter muitos seguidores é atraente para o perfil, a compra deles é uma falsa ilusão de sucesso. O engajamento será praticamente nulo, tendo em vista que os seguidores comprados são apenas números, ou seja, robôs que, provavelmente, não irão interagir com o perfil, de modo que traga resultados assertivos para a empresa, como um cliente. Ainda, quando os clientes visualizarem os perfis falsos, a empresa perde muito de sua credibilidade.
Hoje em dia, muitos usuários, mesmo sem conhecimento sobre marketing digital, conseguem perceber quais perfis compraram seguidores. Isso gera uma impressão negativa sobre a marca. Em relação ao mercado, esse tipo de perfil também é mal visto. A melhor estratégia é buscar seguidores reais através de conteúdos de qualidade. Para isso, é preciso avaliar o público-alvo, seus gostos e as formas assertivas que despertam o interesse dos internautas em determinado serviço ou produto.