O prefeito de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, parece que usou o bom senso e decidiu cancelar o Carnaval que havia anunciando. O suposto "Maior Carnaval de Portões Abertos do Interior" vai ficar pra próxima. Lá ele é apadrinhado pelo deputado estadual Itamar Borges, que hoje ocupa a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
A elevação nos casos de covid está fazendo a maioria dos prefeitos da região cairem na real e cancelarem eventos que já haviam anunciado. O comunicado da Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul foi feito na tarde desta quarta-feira, dia 5, e a dupla João Bosco e Vinícius também vai ficar pra próxima vez.
Já na vizinha Três Fronteiras que fica aproximadamente 5km de Santa Fé do Sul, a tradicional festa dos Reis reunirá mais de 10 mil foliões segundo a comissão. Ainda segundo os organizadores, os protocolos de segurança serão utilizados como a utilização de máscaras e checagem de temperatura.
A médica infectologista do Hospital Sírio-Libanês Mirian Dal Ben afirmou que as festas são um fator de risco para o aumento dos casos de Covid-19 e também de gripe. Segundo a infectologista, os médicos estão percebendo “um aumento nas síndromes respiratórias”.
Para Dal Ben, o aumento é esperado “porque as pessoas se reúnem mais, há mais ambientes de aglomeração e as pessoas viajam de férias”. No entanto, a infectologista defendeu a vacinação como a principal medida para diminuir a gravidade dos casos de coronavírus.
As medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, também foram defendidas pela médica. “As máscaras são muito eficazes em diminuir a transmissão tanto da H3N2 quanto da Covid-19 e é uma medida que não atrapalha tanto, permite que a gente faça as atividades com mais segurança”, afirmou.