logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Prefeito Estrela d´Oeste decreta estado de calamidade pública

Prefeito Estrela d´Oeste decreta estado de calamidade pública
07.01.2022     Fonte: eNoroeste

Estrela d´Oeste, região de Fernandópolis, decretou estado de calamidade pública em decorrência aos os surtos de novas variantes da COVID-19 e da nova cepa de Influenza A Subtipo H3N2. O ato do prefeito Marcos Antonio Saes Lopes, vai do dia 3 de janeiro até 31 de março de 2022. 

o Estado de Calamidade Pública, uma medida administrativa para que o município ou estado possa destinar mais recursos para o setor. Portanto, esse decreto visa facilitar ações administrativas ligadas ao combate da doença, como a contratação temporária de funcionários e a compra de produtos (álcool gel, EPI, máscaras ou até equipamentos para a saúde), atendendo a todos os requisitos da LEI DE LICITAÇÃO e com imediata comunicação ao Tribunal de Contas e Ministério Público.

No Brasil, em 18 de março, foi quando o Senado Federal com aval do GOVERNO FEDERAL aprovou o decreto no qual o governo pede o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública no país. A medida, que passou a valer com a aprovação, tem como justificativa o rápido aumento no número de casos do novo Coronavírus. O objetivo desta medida é conter os efeitos do avanço da doença.

No boletim epidemiológico da covid-19 divulgado nesta quinta-feira,6, Estrela d´Oeste tem 52 suspeitos  pela covid e 64 pessoas monitoradas.

Desde o início da pandemia, foram notificados na cidade 1.664 casos confirmados e 32 óbitos. 

Não há informações no site da Prefeitura sobre casos da Cepa da Influenza e quantos infectados há no município.