logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Pesquisador da Unesp desenvolve biofilme com cascas de frutas cítricas capaz de conter hemorragias

Pesquisador da Unesp desenvolve biofilme com cascas de frutas cítricas capaz de conter hemorragias
20.01.2022     Fonte: eNoroeste

Um pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) desenvolveu um biofilme anti-hemorrágico com substâncias encontradas na casca de laranja, limão e maçã.

A invenção é promissora, pois demonstrou, durante os testes in vitro, alto potencial para conter sangramentos em até um minuto e meio.

Doutorando em biofísica molecular, Oscar Antonio Niño Santisteban explica que matéria-prima principal do biofilme é a pectina, uma fibra solúvel encontrada, de forma natural, em frutas cítricas.

“A pectina é abundante. A indústria alimentar usa a polpa e descarta o restante. Podemos usá-la sem prejudicar outras cadeias produtivas. Fizemos um gel com a pectina. A síntese do nosso produto é barata de se fazer dentro do laboratório, além de ser sustentável”, diz Oscar Santisteban.

Existem outros agentes hemostáticos sendo comercializados e utilizados atualmente no mercado. Porém, produzidos a partir de outras substâncias, como a quitosana.

“Os agentes hemostáticos desenvolvidos anteriormente são inorgânicos. O nosso é um produto orgânico. A quitosana, a celulose e a pectina têm composições químicas parecidas, mas possuem ligações diferentes. A pectina tem uma ligação aproveitada para formar estruturas de casca de ovo”, disse Oscar.

O biofilme de pectina também possui cálcio na composição, mineral responsável por ajudar no processo de estancamento da hemorragia.

“A primeira coisa que percebemos é que o produto consegue fazer a absorção. Ele absorve bastante devido um agente chamado polietileno glicol. A pectina e o polietileno glicol são biocompatíveis. Já está comprovado que os dois não geram perigo de intoxicação na hora da aplicação”, afirma o pesquisador.

Ainda conforme Oscar Santisteban, o estudo do biofilme de pectina será publicado no jornal científico Materials Today Communications. O pedido de patente foi feito pela Agência Unesp de Inovação (AUIN) e aprovado.

“O biofilme poderia ser usado em cima da pele. Não tenho uma definição própria de como vão utilizá-lo, porque, na realidade, isso seria um trabalho de teste in vivo. Os testes in vivo vão apontar se podemos usar o biofilme em humanos e animais. Essa parte fica com outros especialistas”, diz o pesquisador.

Longo trabalho

De acordo com o professor de física e orientador José Geraldo Nery, a criação do biofilme de pectina é fruto de um longo trabalho de desenvolvimento de materiais voltados à saúde pública.

“Nós estudamos a estrutura de um biopolímero natural e abundante na biomassa brasileira. Analisamos as propriedades moleculares da pectina e propusemos estratégias de como modulá-la para atuar como um agente hemostático”, explica.

O processo utilizado pelos pesquisadores da Unesp de Rio Preto para criar o biofilme de pectina foi o sol-gel. Vários testes e pesquisas foram feitos, ao longo de anos, para chegar ao produto final.

“Quando estudamos a estrutura molecular da pectina, os monômeros indicam que o material pode ser induzido a um produto que possa amenizar os efeitos da hemorragia. Existe um espaço delimitado, mas o interior desse espaço é vazio e pode ser preenchido com o sangue. Nós temos equipamentos que medem o efeito da coagulação. Conseguimos ver todo os efeitos”, afirma José Geraldo.

Ainda segundo o professor e orientador José Geraldo, a velocidade que o produto vai chegar ao mercado depende diretamente do interesse das empresas.

"Nós fizemos o que está ao nosso alcance. Estudamos, desenvolvemos o material e obtivemos a patente. O que vem agora são os testes clínicos e a transformação do que fizemos para a escala industrial. O que existe de seguro é o processo que levou quatro anos para ser desenvolvido, a reprodutibilidade do material e os parâmetros científicos. Há potencialidade de mercado porque existe uma patente e não há nenhum material similar. Chegar às prateleiras é um caminho que não temos total controle", diz o professor.