logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas nas redes sociais

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas nas redes sociais
21.01.2022     Fonte: SBT

A Polícia Federal de Rio Preto deflagrou nesta sexta-feira (21 a segunda fase da “Operação Green Net”, que combate o tráfico de drogas através de perfis na rede social do Instagram.

Ao todo, 80 policiais federais cumpriram, nesta manhã, um total de 22 nandados judiciais, sendo 14 de busca e apreensão e 08 mandados de prisão temporária, nas cidades de Rio Preto, Mirassol, Indaiatuba, Araçatuba em SP e Contagem, em MG. Todos mandados foram expedidos pela Justiça Estadual Rio Preto.

A investigação começou há 8 meses pouco tempo antes de ser deflagrada a primeira fase da mesma operçaao. Durante as investigações feitas após a primeira fase da operação, a Polícia Federal identificou novas ações do grupo, sendo identificado o envolvimento de outros integrantes, o resultado foi a identificação dos distribuidores das drogas comercializados,na rede social e aplicativos.

Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, os quais são previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, cujas penas somadas variam de 8 a 25 anos de reclusão.

Durante a realização das buscas foi apreendida uma arma de fogo e drogas em alguns locais. Os suspeitos foram detidos e levados às delegacias e ficarão a disposição da Justiça. 

A nome dado a operação, Green Net, foi adotado em razão de “Green” significar “verde” em inglês, referência à coloração característica da maconha, e “net” pelo fato de a comercialização da droga se dar preponderantemente no âmbito virtual da internet.