logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Jovem fisga pirarucu de mais de 115 quilos em rio do interior de SP: ´Não foi fácil tirar da água´

Jovem fisga pirarucu de mais de 115 quilos em rio do interior de SP: ´Não foi fácil tirar da água´
24.01.2022     Fonte: G1

O comerciante Tiago Aparecido dos Santos, de 18 anos, fisgou um pirarucu com 117 quilos na tarde da última quinta-feira (20), no Rio Turvo, em Cardoso, interior de São Paulo.

A espécie é natural da bacia amazônica e começou a aparecer nos rios da região noroeste paulista depois que uma barragem onde o peixe era criado em cativeiro se rompeu.

Pescador fisga peixe pirarucu de 110 quilos em Cardoso: 'Virou rotina'

Pirarucu invade Rio Grande e se torna uma ameaça ambiental

“Usamos isca artificial para fisgar. Não foi fácil tirar da água. Não é história de pescador, não. Tem vídeos e fotos para comprovar”, brinca o jovem Tiago Aparecido dos Santos.

Tiago dos Santos já conseguiu fisgar outros pirarucus no mesmo trecho do Rio Turvo, mas nunca um tão pesado quanto o último.

“Meus amigos Guilherme e Nivaldo me ajudaram a tirar o peixe da água, assim como outras pessoas que estavam no rio. Nós fizemos a pesagem. Deu 117 quilos, mas o rabo ficou relando no chão, então, na verdade, o peixe é mais pesado ainda”, conta.

O comerciante também relata que a espécie tomou conta do Rio Turvo, prejudicando peixes nativos da região noroeste paulista.

“Tem muito pirarucu. Se a gente não continuar pescando, vai chegar uma hora que não vai ter outro tipo de peixe. Muita gente não sabe o estrago que o pirarucu faz em um rio como o nosso”, diz.

De acordo com a Polícia Ambiental, o pirarucu é uma espécie invasora. Portanto, a pesca é liberada no interior de São Paulo, inclusive durante a época da piracema.