logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Instalação de câmeras de segurança em banheiros de escola gera polêmica no interior de SP

Instalação de câmeras de segurança em banheiros de escola gera polêmica no interior de SP
13.05.2022     Fonte: eNoroeste

A Diretoria de Ensino de Araçatuba(SP) vai apurar a instalação de câmeras de segurança dentro dos banheiros utilizados pelos alunos da Escola Estadual "Vítor Antônio Trindade".

Um vídeo gravado por um aluno mostra a câmera em um canto do banheiro e, em outra parede, uma placa que diz: "sorria, você está sendo filmado" (veja abaixo).

À reportagem, alguns pais de alunos relataram que não concordam com a medida e alegaram que a instalação de câmeras tira a privacidade dos estudantes.

"Eu fiquei surpresa quando vi a notícia na internet, não estava sabendo. Acho que é uma invasão de privacidade", afirma a mãe de um aluno.

Outra mãe diz que a filha parou de ir ao banheiro da escola depois que as câmeras foram instaladas. "Tira a privacidade dela. O banheiro é uma coisa muito íntima, vai expor muito a pessoa".

Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), as câmeras serão retiradas e a instalação dos dispositivos nos banheiros não faz parte das diretrizes da pasta. A apuração do caso vai determinar se será adotada alguma providência administrativa cabível ao responsável pela instalação.

Outra polêmica

Pintura com imagem de Marielle Franco foi retirada de muro de escola em Araçatuba (SP) — Foto: Adrieli Fiorani/TV TEM/Arquivo

Não é a primeira vez que a escola se envolve em polêmica. Em agosto de 2021, uma arte com a imagem da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) feita no muro gerou discussão entre internautas e moradores.

O mural foi feito com autorização do conselho escolar, composto por pais, professores e alunos. Além da imagem da vereadora, foi colocada a frase: "quiseram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes. Marielle Presente".

Nas redes sociais, algumas pessoas criticaram a pintura, argumentando que se tratava de uma atitude partidária. Já outros elogiaram a arte, dizendo que a vereadora exerceu papel fundamental na política.