logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Buscas por garoto desaparecido são retomadas no Rio Pardo em Ribeirão

Buscas por garoto desaparecido são retomadas no Rio Pardo em Ribeirão
07.11.2013     Fonte: g1.com

O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã desta quinta-feira (7), as buscas pelo garoto Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desaparecido há mais de 48 horas em Ribeirão Preto (SP). Segundo os bombeiros, duas equipes se concentram em uma área de difícil acesso no Rio Pardo, já que as buscas realizadas na tarde de quarta-feira (6), com ajuda de um cão farejador da Polícia Militar, indicaram que o menino e o padrasto seguiram juntos até o córrego Tanquinho, próximo à casa da família, e que desemboca no Rio Pardo.
A Polícia Civil pediu a prisão temporária do padrasto e da mãe do garoto, mas a Justiça não havia se manifestado sobre o pedido até o início da manhã de quinta-feira. O pai do menino, o produtor de eventos Arthur Paes, está na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde presta depoimento. O padrasto, Guilherme Longo, e a mãe, Natália Mingone Ponte, devem chegar ao local no final da manhã para novos esclarecimentos, segundo o delegado Paulo Henrique Martins de Castro.
Nesta quarta-feira, Castro afirmou que ainda havia contradições nos depoimentos da mãe e do padrasto, os últimos a ter contato com a criança, na noite de segunda-feira (4). Joaquim sumiu na madrugada de terça-feira (5), de dentro da casa onde mora com o casal, no bairro Jardim Independência. Em depoimento, Natália afirmou que notou a ausência do filho pela manhã, ao procurá-lo no quarto, por volta de 7h, para aplicar uma dose de insulina.
Ainda segundo a mãe, as janelas da casa têm grades e o portão estava trancado, mas a porta da sala estava aberta. A perícia científica foi até o local verificar possíveis vestígios de crime, mas nada foi encontrado.
Também em depoimento, o padrasto do menino teria contado aos policiais que colocou o menino para dormir por volta de meia-noite e, durante a madrugada, saiu para comprar drogas, mas não encontrou quem fornecesse e retornou para casa.


Investigação
Um cão treinado pelo canil da Polícia Militar farejou pistas sobre o suposto envolvimento de Longo no desaparecimento do enteado. Em buscas realizadas nesta quarta-feira (6), nas proximidades da casa da família, o animal apontou que o menino e o rapaz fizeram o mesmo percurso do imóvel até um córrego na região. O animal também farejou as roupas da mãe, mas realizou um trajeto diferente, limitado aos arredores da casa da família.
O Corpo de Bombeiros e a PM já havia realizado buscas em toda extensão do córrego na terça-feira, mas nada foi encontrado. Nesta quarta, os bombeiros voltaram ao local após uma denúncia anônima apontar que um grupo de homens teria sido visto jogando algo dentro de um bueiro, durante a madrugada. O local também foi inspecionado e, mais uma vez, a pista não se confirmou.
A mãe e o padrasto passaram toda a quarta-feira prestando depoimento na DIG e foram liberados por volta de 19h. Sem passar detalhes sobre as investigações, o delegado Paulo Henrique Martins de Castro confirmou que analisa imagens gravadas por uma câmera de segurança nas proximidades da casa da família, que podem fornecer mais informações sobre o caso. Segundo Castro, as evidências contidas no vídeo serão confrontadas com os depoimentos da mãe e do padrasto do menino.