logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Em Rio Preto, escolas podem optar por exigir ou não o uso de máscaras

Em Rio Preto, escolas podem optar por exigir ou não o uso de máscaras
27.05.2022     Fonte: DR

Cidades da região de Rio Preto estão voltando a recomendar o uso de máscaras em escolas. Ao menos três prefeituras – Cedral, Guapiaçu e Tabapuã – já decidiram que vão solicitar o uso do equipamento no ambiente escolar. A medida foi adotada após aumento do número de doenças respiratórias.

Segundo a coordenadora de educação de Guapiaçu, Vera Helena Castilho, o decreto do uso de máscara nas escolas foi publicado após um aumento de casos de Covid-19 e gripe, entre alunos e professores da cidade. “O setor de saúde comunicou a prefeitura do aumento de casos e resolvemos voltar a pedir o uso de máscara. Nesta semana, por exemplo, tivemos um aumento no número de professores contaminados”, disse.

Outra cidade que também passou a exigir o uso de máscara entre professores e alunos foi Cedral. Além de casos de coronavírus, a cidade viu o número de outras doenças respiratórias disparar nos últimos dias. Medida similar com a adotada pela Secretaria de Educação de Tabapuã que também passou a recomendar o uso do equipamento nas instituições de ensino.

De acordo com a Prefeitura de Tabapuã, por conta da chegada dos dias frios e do inverno, as escolas estão orientando os pais e responsáveis em relação ao uso da máscara. O município também informou que deve publicar um decreto nesta sexta-feira, 27, sobre a recomendação.

“A gente estava seguindo os protocolos de limpeza, só não estava mantendo o uso de máscara. Inclusive, a recomendação é que diante de casos suspeitos, os pais não devem mandar os filhos para a escola. O importante é procurar a saúde e fazer o teste”, falou a coordenadora de Educação de Guapiaçu.

Em Rio Preto, por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que na cidade as instituições de ensino podem optar por exigir ou não o uso de máscaras em locais fechados. “Essa orientação está em vigor desde março deste ano, quando o uso das máscaras foi desobrigado”, diz a nota.

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que apesar da não recomendação em todo o Estado, cada município pode avaliar o uso de máscaras, além de tomar medidas mais restritivas, de acordo com a realidade epidemiológica local. “O uso de máscaras no Estado está restrito apenas aos serviços de saúde, transporte coletivo e seus respectivos acessos”.

A pasta ainda disse que monitora o cenário de Covid-19 e não há qualquer previsão, neste momento, do retorno do uso de máscaras ou qualquer outra medida restritiva em todo o Estado.

Já a Secretaria Estadual de Educação informou que todas as escolas da rede estadual orientam que, se houver estudante ou professor com caso suspeito (dois ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, eles devem permanecer em isolamento por sete dias. “Se os sintomas persistirem, deve-se permanecer em isolamento até o décimo dia. As aulas presenciais seguem todos os protocolos de segurança definidos pela Comissão Médica da Educação de São Paulo”, encerrou a nota.