18 de junho de 2022, sábado, 6h. Em algum momento, ouve-se do marido, esposa, filho ou quem quer que seja reclamações de que aquele cafezinho estava muito doce ou amargo. Ecoam no ambiente expressões que não ouso compartilhá-las aqui.
Prepare-se para uma autobiografia que pode impactar o modo como você lida com os problemas diários e por meio dela fazer uma autorreflexão.
Conheça a autobiografia de Maike dos Santos: um exemplo de perseverança e superação
"No dia 30 de maio de 1995, eu Maike Vinícius dos Santos nasci portador de necessidade especial, mas foi depois de três dias que as pessoas da minha família foram percebendo umas coisas diferente em mim, como meu pescoço caído, uma coluna mais mole que os bebês normais e foi constatado que eu tive paraplegia cerebral logo após muitos exames.
Diante meus primeiros anos de vida, fiquei em Palmeira D' Oeste, cidade onde eu moro e fazendo acompanhamento na APAE de Jales, minha mãe Roseli Bernado Do Santos começou a trabalhar e eu ficava sobre cuidados da minha vó Irene.
Aos quatro anos comecei a me desenvolver, meu corpo começou a ficar mais firme e comecei a gatinhar com a parte traseira no chão, também a falar uma frase inteira. Nesse meio tempo, abriu a APAE da cidade que eu moro, e minha família achou mais prático me transferir. Aos oito anos, comecei a dar os meus primeiros passos que foi o mais emocionante da minha vida
Aos doze comecei a me alfabetizar, aprendi a ler e a fazer conta. Com treze comecei a estudar na escola Disnei, na sala reforço até eu estar pronto pra ir para uma sala adequada pro meu ensino e cheguei a terceira série do ensino fundamental onde eu fiquei numa turma que me recebeu muito bem e foi onde eu conheci a Bia, minha melhor amiga e toda a sua família que são a minha segunda família
Me formei na quarta série e da quinta até o terceiro colegial foi todo na escola Orestes. No meio disso tudo, minha mãe casou com meu ex-padrasto e conseguiu uma casa da CDHU.
Em 2017, sai da escola, mas fiquei um ano sem estudar por não saber direito o que eu queria, entretanto eu já tinha vontade em fazer biologia ou administração, e eu optei pra segunda opção.
Em 2019, comecei a minha jornada universitária na faculdade Unifunec, realizando um sonho em estar fazendo uma faculdade e no mesmo ano minha irmãzinha, Ana Julia nasce.
Em 2020, após quatro meses do nascimento da minha irmã, minha mãe falece e volto a morar com minha vó e meu vô novamente junto com a Ana Julia e assim foi levando a vida, houve algumas dificuldades financeiras para pagar a faculdade, mas logo foi se resolvendo.
Em 2022, tive mais um obstáculo que foi o falecimento da minha avó; mas como em todos os momentos da minha vida mantive minha fé em Deus para superar mais esse desafio; hoje estou quase me formando em administração; não tenho mais junto de mim, a minha mãe e minha avó que são figuras importantíssimas na minha vida, mas tenho meu avô e todas as pessoas importantes para mim, neste ano, também tive o auxílio da Mara para abrir um Brechó, o qual, tem me trazido bastante experiência profissional tanto na área comercial quanto no relacionamento com as pessoas.
Tenho um brechó como trabalho pra abrir as portas para uma oportunidade de mostrar a minha capacitação de exercer no mercado de trabalho, que sempre é meu ter pelo menos um dinheiro extra pra eu realizar um tratamento a mais de fonoaudiologia e fisioterapia.
Às vezes eu penso em desistir de tudo, mas logo eu lembro de tudo que eu passei e isso me fortalece porque me dá forças pra continuar lutando todo dia para encarrar o que está por vir: coisas boas ou ruins.
Diante de uma vida tão desafiadora, fui estimulado, através dessas poucas linhas a escrever e compartilhar um pouquinho da minha história; e ao passo que escrevo vou me dando conta da força, coragem, determinação e fé que existe em mim, e é com esses atributos que venho me colocar à disposição de alguma empresa que queira agregar essas qualidades a seu quadro de colaboradores (funcionários).
Na certeza de que posso contribuir muito, agradeço sinceramente e, espero, que de alguma forma a “resenha” da minha autobiografia tenha mostrado um pouquinho de minhas lutas, perseverança e superação.
Autobiografia escrita por Mayke dos Santos
Revisão: Rodrigo Bordin