logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Chuva põe fim a seca de 50 dias e melhora qualidade do ar em Rio Preto

Chuva põe fim a seca de 50 dias e melhora qualidade do ar em Rio Preto
09.08.2022     Fonte: DR

A chuva colocou fim à seca de 50 dias e melhorou a qualidade do ar de Rio Preto. A previsão é de temperaturas baixas no decorrer da semana, com termômetros podendo marcar mínima de 9 graus na próxima quinta-feira, dia 11.

Dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostram que de 29% de umidade relativa do ar, na tarde de domingo, dia 7, Rio Preto passou para 85% às 15h desta segunda-feira, dia 8. O preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma boa qualidade do ar é de 60%.


Segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemadem), em média, choveu 8,3 milímetros em Rio Preto. Especialistas apontam que esse volume acumulado de chuvas é insuficiente para recompor a umidade do solo e as vazões dos corpos d’água, apenas provocando um aumento considerável da umidade na atmosfera.

Ao Diário, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae) informou que nesta terça-feira, dia 9, mediante o índice pluviométrico das 24 horas desta segunda-feira, deve avaliar se houve melhora no nível da Represa Municipal. Isso porque, desde julho, com a falta de chuvas, a autarquia avalia a possibilidade de um novo risco de racionamento de água, como ocorreu nos últimos anos.


Segundo Thiago Ferreira, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp de Bauru, como de costume, a chegada de uma nova frente fria no Estado de São Paulo foi a responsável pela mudança na temperatura do Noroeste Paulista. “Costumeiramente, primeiro vem a chuva e depois a temperatura passa a cair”, apontou.

De acordo com o Climatempo, com a aproximação da frente fria, a temperatura mínima pode chegar a até 9 graus na quinta-feira. Nesta terça-feira, por exemplo, a máxima fica em 23 graus e a mínima em 17 graus. Já na quarta-feira, a temperatura deve ficar entre 13 e 21 graus.


A menor temperatura da semana deve ser registrada na quinta-feira. A temperatura deve voltar a subir no final de semana, quando a frente fria perde força no Noroeste Paulista.