Quase um milhão de doses é o que deixou de ser aplicado na população da região de Rio Preto que não compareceu às unidades de Saúde para receberem o reforço dos imunizantes contra a Covid-19. O maior número de faltosos refere-se ao grupo apto a receber a quarta dose. De 1.032.385 pessoas previstas na área do Departamento Regional de Saúde (DRS) 15, menos da metade (445.186, que representa 43%) completou o esquema vacinal. Os dados são do Vacinômetro, plataforma da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo que armazena os dados informados pela saúde de cada município.
Em Rio Preto, o índice é de 57%. Segundo Andreia Negri, gerente da Vigilância Epidemiológica, 208.171 doses deixaram de ser aplicadas em moradores da cidade, sendo 22.565 sobre a segunda aplicação, 115.723 sobre o primeiro reforço (3ª dose) e 69.883 sobre o segundo reforço (4ª dose). O número referente à quarta dose é menor que o da terceira porque o segundo reforço é aplicado somente em adultos maiores de 35 anos na cidade.
Negri diz que a estabilidade da pandemia e a queda no número de internações afastou as pessoas dos postos de vacinação, promovendo uma falsa sensação de segurança.
“Com o surgimento de uma nova onda recentemente, notamos que houve uma corrida aos postos de saúde para completar o esquema vacinal, mas ainda longe do ideal. Hoje temos que conviver com a Covid-19 como convivemos com outras doenças, como a gripe e o sarampo. Mas é importante lembrar que a vacinação continua sendo o melhor meio de prevenção da doença e, no caso de infecção, para evitar a evolução com gravidade”, diz.