Além de saber se ela é autorizada pelo BC, você deve verificar se a cooperativa atende ao seu perfil e se oferece os produtos e serviços que você busca, com base em tarifas e taxas que lhe sejam convenientes.
No site do Banco Central é possível acessar a relação de cooperativas de crédito em funcionamento, por país, estado e município, saber a relação de cooperativas de crédito no Brasil, ter acesso à relação de Cooperativas de crédito por tipo, à quantidade de cooperados por cooperativa, e, ainda, de cooperados por município.
Ademais, como você se torna um associado, você deve verificar os resultados financeiros da cooperativa nos últimos meses e anos. Isso porque se a cooperativa tiver prejuízo durante o exercício e se o fundo de reserva for insuficiente, esses prejuízos são rateados entre os associados na razão direta dos serviços usufruídos, podendo haver a compensação por meio de sobras dos exercícios seguintes.
Pelo site do BC é possível fazer essa conferência, pela busca de informações econômico-financeiras da cooperativa de crédito pelo IF Data e, também, de balancetes e balanços patrimoniais. E, ainda, existem rankings gerados a partir dessas informações, divulgados em outros meios especializados, classificando as instituições periodicamente.