logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

“Principal suporte pedagógico”: professores e alunos criticam fim de livros didáticos em SP

“Principal suporte pedagógico”: professores e alunos criticam fim de livros didáticos em SP
04.08.2023     Fonte: Metropolis

“A tecnologia é sempre bem-vinda na escola, mas não dá para desconsiderar o livro didático. Ele é essencial para o aprendizado do aluno”, afirma o professor de Geografia da E.E. Pastor Emílio, Everton Souza, 33.

Ele explica que o material impresso é especialmente bem-vindo nas aulas em que os estudantes trabalham com figuras como os mapas, que demandam atenção aos detalhes. “Pela TV a visualização para os alunos é ruim”, afirma o educador, citando a televisão em que os slides são passados.

Para o professor de História Leonardo Felix, 38, o livro didático é o “principal suporte pedagógico” dos alunos. “Lá tem todo o conteúdo programático que a gente trabalha ao longo do ano”, afirma Leonardo.

Ele diz que o material físico é um aliado dos estudantes. “O livro didático impresso é algo com o qual o aluno já está familiarizado e é um material simples, ele pode carregar para onde bem entender”, diz o professor.

Falta de estrutura

A ideia de um conteúdo exclusivamente digital esbarra diretamente na falta de infraestrutura das escolas públicas estaduais, de acordo com os alunos e professores entrevistados pelo Metrópoles.