Em meio há tumultos e reivindicações em uma manifestação contra a corrupção nesta quinta-feira (20), em Ilha Solteira (SP), um grupo de manifestantes se reuniram para um ato beneficente e arrecadaram alimentos não-perecíveis para distribuir entre entidades carentes do município.
De acordo com o organizador Leonardo Uchôa, a ação, além de ajudar, dá ainda mais força ao movimento. “É uma prática que a gente já adota inclusive nos manifestos da universidade onde estudamos. Acredito que a ação possa sensibilizar a população e ajudar também as instituições da cidade. De quebra, damos mais força com o movimento”, disse Uchôa.
Rotulado como: ´Acorda Ilha´, o protesto reuniu cerca de mil pessoas às 15h30, na Praça Central, em frente à prefeitura. A partir daí, eles seguiram pelas principais avenidas com rostos pintados, máscaras, cartazes e abraçaram o monumento de emancipação da cidade. Por fim, os manifestantes retornaram para o Legislativo e lavaram a escadaria do Paço Municipal com água e sabão.
O prefeito, Bento Carlos Sgarbosa, também compareceu ao movimento. Os manifestantes leram uma carta com reivindicações, que foi discutida rapidamente no local. A Polícia Militar foi reforçada com mais 30 homens, porém as autoridades não registraram nenhuma ocorrência durante o protesto.