logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Cuidadores são afastados após denúncia de bullying e uso de arma de choque contra crianças de abrigo no interior de SP

Cuidadores são afastados após denúncia de bullying e uso de arma de choque contra crianças de abrigo no interior de SP
15.03.2024     Fonte: G1

Dois cuidadores foram afastados do trabalho após uma denúncia de bullying e de uso de arma de choque contra crianças acolhidas por um abrigo em Fernandópolis, no interior de São Paulo. Um boletim de ocorrência foi registrado em fevereiro.

Segundo apurado pelo g1, uma das cuidadoras, de 58 anos, teria ofendido diversas vezes uma criança, de sete anos, chamando-a de obesa e dizendo que atrapalharia a adoção da irmã. A criança foi ouvida pelo Conselho Tutelar e continua abrigada. A suspeita, por sua vez, negou o caso.

Outro cuidador, de 27 anos, também foi denunciado porque teria usado uma arma de choque contra um adolescente de 12 anos. A vítima foi ouvida pelo Conselho Tutelar e confirmou que foi agredida uma vez e fugiu da instituição para a casa do pai.

Conforme apurado pela reportagem, o suspeito confessou que levava a arma de choque para o abrigo. Ele foi advertido, porém, negou a agressão.

O Ministério Público (MP) também foi acionado e confirmou ao g1 que investiga a violência psicológica e a agressão. Disse que ingressou com um pedido de medidas protetivas, que foi deferido pelo Juízo da Infância e Juventude da Comarca de Fernandópolis.

"Assim que tomou conhecimento dos fatos, o Ministério Público ingressou com pedido de medidas protetivas de urgência em favor das crianças e adolescentes acolhidos, requerendo o afastamento dos cuidadores suspeitos da instituição de acolhimento", diz o MP.

O g1 também questionou a instituição de acolhimento. Em nota, a Casa Cofasp disse que os cuidadores ficarão afastados até a conclusão das investigações.

O local cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sem que tenham cometido infrações. Eles são acolhidos por meio de determinação judicial e permanecem na casa temporariamente, em tempo integral, enquanto se buscam alternativas de retorno ao convívio familiar ou família substituta, a partir de guarda ou adoção.

A Polícia Civil de Fernandópolis também vai investigar os crimes.