logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Polícia Ambiental apreende quase 100 kg de peixes nativos e petrechos usados em pesca predatória

Polícia Ambiental apreende quase 100 kg de peixes nativos e petrechos usados em pesca predatória
15.03.2024     Fonte: SBT

A Polícia Militar Ambiental apreendeu quase 100 quilos de peixes nativos e petrechos utilizados em pesca predatória, na Ilha Tonani, em Paulo de Faria (SP). Os flagrantes foram feitos por meio de denúncias anônima durante a Operação Impacto.

Segundo a polícia, a denúncia informava que os suspeitos estavam no rio Grande realizando o método de pesca não permitido chamado de “arrastão”. Os militares deslocaram-se até o local pela margem do Estado de SP e encontraram duas embarcações, ambas com motores de popa 50hp, lado a lado, com tarrafa disposta nas proas, realizando o movimento típico de arrasto, mas sem ouvirem o lançamento dos petrechos, somente o som do atrito das correntes com a embarcação.

Com as suspeitas comprovadas, os PMs pediram a um pescador com embarcação o transporte até a margem do Estado de Minas Gerais, procurando monitorar e aguardar no suposto local de retirada das embarcações.

Após um monitoramento de mais de sete horas, as duas embarcações encostaram no barranco. Os pescadores iniciaram uma fuga, nadando pelo rio, para segurar um dos barcos, contendo duas tarrafas e grande quantidade de pescado nativo “paipara”. Os policiais ainda detiveram quatro infratores que tentaram fugir em oura embarcação.

A PM aplicou multa de R$ 23,8 mil aos detidos e doou os peixes apreendidos para uma instituição filantrópica.