logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Justiça determina afastamento de membros da Funepe suspeitos de desvios milionários de verbas

Justiça determina afastamento de membros da Funepe suspeitos de desvios milionários de verbas
18.04.2024     Fonte: G1

A Justiça determinou o afastamento de nove membros do Conselho Curador da Fundação Educacional de Penápolis (Funepe), que mantém uma faculdade na cidade. Eles são alvos da Polícia Civil de Araçatuba (SP) em uma investigação sobre desvio de verba. De acordo com a Polícia Civil, o esquema movimentou cerca de R$ 36 milhões.

Chamada de Reglus, a operação, deflagrada em 19 de dezembro de 2023, investiga desvios milionários de verbas destinadas à faculdade. Os suspeitos fazem parte de um grupo de 21 alvos da operação.

Segundo a Polícia Civil, a investigação apontou que os desvios foram feitos por membros da antiga diretoria da Fundação Pública de Penápolis, que contratava empresas prestadoras de serviços e superfaturava contratos.

Conforme a denúncia do Ministério Público, os suspeitos recebiam imóveis como pagamento e usavam veículos da faculdade. Também foi constatado que o aluguel da cantina não era destinado à faculdade e o repasse de uma feirinha instalada na faculdade era desviado pelos investigados.

Uma pessoa foi presa na ação em dezembro, mas também foram cumpridos 32 mandados de busca em Araçatuba e Penápolis. Durante a operação, foram apreendidos oito veículos, R$ 70 mil em dinheiro, 31 celulares, vários computadores, notebooks, pen drives e documentos para perícia.

Em nota, a Funepe informou que o processo está em segredo de Justiça. Por isso, a atual diretoria não comentará a decisão judicial.