logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Aparecida d´Oeste está envolvida na operação ”Passa fácil” que investiga fraudes em licitações e concursos públicos

Aparecida d´Oeste está envolvida na operação ”Passa fácil” que investiga fraudes em licitações e concursos públicos
01.05.2024     Fonte: Inf. O Extra

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), juntamente com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP), através do efetivo do 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), cumpriram um total de 14 Mandados de Busca e Apreensão em diversas cidades da região.

A Operação ‘Passa Fácil’ foi desencadeada na manhã desta sexta-feira, 26/04/2024 e teve como alvo investigar denúncias de fraudes em concursos públicos, sobretudo de prefeituras municipais, com o objetivo de apurar eventual esquema criminoso, que alterava provas, resultados e classificações em certames destinados ao preenchimento de cargos municipais.

Dentre as cidades investigadas está Fernandópolis, cujo último concurso foi alvo de inúmeras denúncias, mas defendido e ratificado pela administração municipal, Procuradoria Jurídica e por diversos vereadores em sessão pública.

O promotor João Paulo Gabriel de Souza afirmou que “...investiga 13 empresas apontadas por fraudar concursos públicos em prefeituras e câmaras municipais. Os mandados são cumpridos nas casas dos sócios formais dessas empresas e também dos sócios ocultos, àqueles que têm ligação direta com a empresa, mas não querem aparecer, não tem o nome registrado”.

Um homem, acusado de ser um dos líderes da organização criminosa foi preso em Jales.

Além dos empresários envolvidos nos crimes, o Gaeco também investiga a participação de agentes públicos municipais nas fraudes, sobretudo prefeitos e servidores de alto escalão. Também há investigações envolvendo os concursandos beneficiados.

Cidades envolvidas:

Fernandópolis: 1 mandado;

Aparecida d´Oeste: 3 mandados;

Guapiaçu: 2 mandados;

Auriflama: 3 mandados;

Franca: 1 mandado;

Jales: 4 mandados; um investigado, possível líder e sócio oculto das empresas, foi preso.

No âmbito do 16 BPM/I participaram da operação 25 policiais militares.