O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17) e a data traz uma reflexão sobre a necessidade de reduzir, reaproveitar e reciclar resíduos para diminuir os impactos negativos dos materiais no meio ambiente.
Plástico, papel, papelão, vidro e metais são materiais valiosos, que não devem ser descartados de qualquer forma. Separá-los já se tornou um hábito de muitas famílias, porém, o descarte correto do óleo de cozinha usado ainda não é uma prática comum nos lares brasileiros.
Para facilitar a prática, em agosto de 2021 foi criado o programa Óleo do Bem, que tem como objetivo mudar a relação da população com o resíduo, que, ao ser descartado corretamente, contribui com a preservação da água, do solo e do ar.
O Óleo do Bem é uma iniciativa do TEM+, em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal, e conta com o patrocínio do Óleo Vila Velha, Archer Daniels Midland (ADM), Sabesp e Águas do Brasil, e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Cetesb, ACIRP, SAEV, diversas prefeituras e entidades, além da promoção da TV TEM.
Água preservada
O programa já passou por diversas cidades no interior de São Paulo e, desde a implantação, coletou cerca de 122 mil litros de óleo de cozinha usado.
Segundo o projeto, a reciclagem desta quantidade de resíduos permitiu que mais de três bilhões de litros de água fossem preservados de possíveis contaminações.
Como entrego o óleo?
Participar da iniciativa é fácil. Confira o passo a passo:
Óleo que vira sabão
Para incentivar a prática correta, o programa oferece aos moradores uma troca: um litro de óleo por uma barra de sabão ecológico. Para isso, o resíduo coletado é levado a uma fábrica onde são produzidas as barras do sabão que são entregues aos moradores nos pontos de coleta.
O sabão ecológico pode ser usado na limpeza doméstica e na lavagem de roupas, calçados e outros itens.
O que não fazer com o óleo
Programa no interior de SP
No interior de São Paulo, há 19 cidades que contam com pontos de coleta do programa. É possível conferir os endereços dos pontos neste site.
Em 2023, o projeto visitou as cidades de Alambari, Araçatuba, Assis, Botucatu, Campo Limpo Paulista, Fernandópolis, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itupeva, Lins, Mirassol, São José do Rio Preto, São Roque, Tupã, Sarapuí, Votorantim e Votuporanga.
Ponto de coleta em Votorantim
Os moradores de Votorantim (SP) podem levar o óleo coletado a 11 pontos da cidade. Confira os endereços de todos os locais: