logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Após dois dias, incêndio em ponto de apoio é controlado pelo Corpo de Bombeiro, mas fumaça ainda incomoda moradores

Após dois dias, incêndio em ponto de apoio é controlado pelo Corpo de Bombeiro, mas fumaça ainda incomoda moradores
18.05.2024     Fonte: G1

O incêndio no Ponto de Apoio conhecido como “Fazendinha” foi controlado pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (17). O trabalho para conter o fogo durou dois dias. As chamas começaram na quarta-feira (15) e a fumaça era vista de longe pela população de São José do Rio Preto (SP).

O Ponto de Apoio conhecido como “Fazendinha” pegou fogo na quarta-feira (15) por volta das 15h. O Corpo de Bombeiros, junto com o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) e uma equipe de emergência da Secretaria de Serviços Gerais, trabalhou para conter as chamas. Nesta sexta-feira, os bombeiros informaram que encerram o serviço de rescaldo no local.

Por conta das altas temperaturas, a brasa de fogo consumiu resíduos, entulhos e materiais que tinham sido despejados no Ponto de Apoio.

Mesmo com o fogo controlado, a fumaça que ainda vai permanecer por alguns dias justamente por conta dos focos de fogo que continuam embaixo do material queimado. A Prefeitura de Rio Preto segue trabalhando, com apoio de caminhões com terra vermelha para eliminar completamente o incêndio, através de uma técnica denominada sufocamento.

Em entrevista à TV TEM, o Tenente Marco Aurélio Gasparotti explicou como funcionou o trabalho:

“O fogo foi basicamente extinto, mas tem bastante fumaça. Agora a prefeitura vai continuar os trabalhos aqui, revirando. Se tiver alguma ignição, o Corpo de Bombeiros retornará ao local.”

Ainda segundo a corporação, a área queimada equivale a 48 campos de futebol.

Queimadas

A época de queimadas se iniciou mais cedo em São José do Rio Preto (SP), que passa por um período de estiagem que já dura cerca de um mês.

A falta de chuva, unida as altas temperaturas propicia a propagação das chamas.

Em um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros apontou que até quarta-feira (15), foram registrados 207 incêndios.

A orientação dos bombeiros é para a população não colocar fogo em lixo e não jogar bitucas de cigarro na rua.