Um empresário, de 27 anos, de São José do Rio Preto (SP) foi preso por ter envolvimento com uma quadrilha que comercializava fertilizantes falsos. Os produtos eram vendidos por preços superfaturados.
O suspeito foi localizado durante Operação Deméter comandada pela Polícia Civil de Goiás. O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Rio Preto participou dos trabalhos.
Em São José do Rio Preto o GOE prendeu o suspeito em um condomínio na zona leste da cidade. Ele foi conduzido à Deic onde foram cumpridas as formalidades da prisão.
A quadrilha
A quadrilha ao comercializar o produto, alegava aos agricultores que o adubo era importado, porém ao testarem em laboratório o adubo não se tratava de fertilizante.
Além disso, os preços praticados durante a venda das mercadorias eram superfaturados.
Muitos produtores rurais tiveram prejuízos ao comprar os produtos, por preços altos, na tentativa de aumentar a produção, mas não obterem os resultados esperados.
O golpe foi praticado em vários estados. No total sete mandados de busca e seis de prisão preventiva foram cumpridos no Paraná e em São Paulo.