A cantora Elba Ramalho esteve na Igreja Santa Rita de Cássia, em Mirassol (SP), para rezar e cantar diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima que, segundo os devotos, verte mel, sal, azeite e vinho. A visita foi feita na sexta-feira (2), horas antes de um show da artista em São José do Rio Preto (SP).
Ao g1, o padre Jeová Bezerra da Silva, que administra a paróquia, contou que recebeu o comunicado de que a cantora, que é católica, queria ver a imagem, tendo em vista que a santa já esteve na casa dela, no Rio de Janeiro, onde verteu sal.
Elba fez a visita acompanhada pela equipe de produção. Com um terço em mãos, a artista cantou "Maria de Nazaré", do Padre Zezinho, além de ter participado de um momento de oração no local.
Nas redes sociais, a artista publicou vídeos nos quais aparece cantando e fez uma declaração contra a legalização do aborto (assista acima). Essa é a segunda vez que a cantora, em turnê pelo noroeste paulista, visita a imagem.
Nossa Senhora do Mel
O padre contou que a imagem da santa, também conhecida como Nossa Senhora do Mel, foi comprada em Portugal, em 1991, pela proprietária Lilian Aparecida Montemor, que mora em Mirassol.
Dois anos depois, em março de 1993, ainda segundo o padre, uma funcionária de Lilian percebeu que a imagem estava molhada e soltando lágrimas. Anos depois, ela começou a verter sal, mel e azeite. Hoje, jorra mel ininterruptamente.
Por isso, ela foi levada para análises científicas. O resultado, entretanto, foi inconclusivo. De acordo com o padre, em 2021, uma análise feita em laboratório e encomendada pela igreja comprovou que o mel vertido por ela não existe na Terra, não sendo produzido por nenhuma espécie de abelha. A Igreja Católica não se manifestou oficialmente sobre a imagem da santa.
"A imagem foi perfurada na Universidade de Campinas (Unicamp) e ali viram que era oca. Enquanto sozinha, ela não verte nada, somente quando há presença de pessoas. É um fenômeno que não tem explicações. Humanamente, a gente não sabe explicar, mas a fé supera a razão", reforça o padre.
Mesmo pertencendo a Lilian, a santa "passeia" pelas igrejas de toda a América do Sul, levando manifestações de amor e fé. O mel pode ser consumido e doado aos fiéis. Devido às inúmeras peregrinações, a imagem já precisou passar por alguns processos de restauração.