Já imaginou no quintal da sua casa, você ter uma árvore com altura equivalente a um prédio de seis andares? Há 28 anos, isso se tornou realidade em um imóvel que fica no centro de Birigui (SP).
Quem plantou essa árvore foi um morador chamado Álvaro Trepiche, que morreu há cerca de seis anos. Segundo a família, Álvaro conseguiu uma muda da árvore quando viajou para Rondônia. À época, o pessoal de uma fazenda ofereceu e doou a planta.
O filho de Álvaro, Olair Trepiche, conta que as pessoas, quando veem a árvore, sempre perguntam e ficam curiosas para entender mais sobre a espécie.
"Todo mundo para para ver ou tirar foto. Essa árvore tem um valor sentimental, são muitas memórias que ela carrega", conta.
Mogno Brasileiro
Segundo o técnico em restauração florestal, Loan Ramos Barbosa, essa árvore é denominada "Mogno Brasileiro", nativa da Amazônia e comum no sul do Pará.
"O Mogno Brasileiro é uma árvore que tende a ser grande e pode chegar até 70 metros de altura, caso esteja no meio da floresta", explica.
Porém, por ter sido plantada dentro da cidade, em Birigui ela pode chegar até 40 metros de altura e ter um tronco com diâmetro de 3,5 metros.
O técnico explica, ainda, que essa espécie floresce entre novembro e janeiro e que os frutos amadurecem no mês de setembro, podendo se prolongar até meados de novembro.
A família que plantou a árvore não reside no imóvel onde a espécie foi plantada, mas entrou em contato com a Prefeitura de Birigui para que a árvore seja tombada e se torne um patrimônio para a cidade.