logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Estiagem compromete abastecimento de água em Birigui

Estiagem compromete abastecimento de água em Birigui
10.09.2024     Fonte: G1

A estiagem prolongada que atinge a região noroeste de São Paulo trouxe transtornos no serviço de abastecimento de água em Birigui (SP). Moradores de pelo menos 60% da cidade, que é abastecida pelo Ribeirão Baixote, estão com pouca ou nenhuma água nas torneiras.

Situação que se agravou há pelo menos quatro dias. Em alguns pontos estratégicos, como escolas e creches, os caminhões pipas do município são utilizados para encher os reservatórios.

A comerciante Elza Alves Braga tem um bar no bairro Portal da Pérola 2. Para lavar os copos, ela usa a pouca água que ainda restou em um garrafão. Em entrevista à TV TEM, a comerciante conta fica difícil trabalhar desta forma:

“Não dá para ficar assim. A hora que der movimento, como é que vai trabalhar? Não tem como trabalhar ”.

 

Nesta segunda-feira (9), a água até chegou na casa da pensionista Joana Dalva Caetano da Silva Oliveira. Porém, com pouca pressão e somente na torneira do tanque, que é ligada diretamente ao sistema de abastecimento da rua. No banheiro e na cozinha, não tinha uma gota d´agua.

“Está difícil. Com esse calor, ter que tomar banho de canequinha. Não tem água para aguar as plantas, para dar descarga, para nada.. Olha a situação da pia. Está difícil, e nós estamos desde sexta-feira a noite sem água”, explica.

Em nota à TV TEM, a Prefeitura de Birigui informou que o problema está no Ribeirão Baixotes que é responsável por abastecer parte do município. Por conta da falta de chuvas, o nível do Ribeirão baixou e, com isso, a quantidade de água captada é menor. Ainda segundo o município, não há problemas em equipamentos.

A TV TEM também recebeu reclamação de moradores de outros bairros, como Recanto dos Pássaros e Jardim do Lago.

O caminhoneiro Celso Violante precisou usar uma garrafa pet para conseguir tomar banho. A família dele sofre com essa situação há alguns dias. Cozinhar também tem sido um grande desafio.

“Minha esposa me fala, a gente tem que sair para ir no aniversário da minha nora. Ai eu falei , e agora como que nós vamos para o aniversário sem tomar banho? Achei uma garrafa pet de dois litros e fui tomar banho com ela. Foi o que pude fazer”, conta.