logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Alunos de Palmeira D’Oeste e São Francisco são selecionados e embarcam para intercâmbio na Inglaterra

Alunos de Palmeira D’Oeste e São Francisco são selecionados e embarcam para intercâmbio na Inglaterra
25.01.2025     Fonte: eNoroeste

Por Eduardo Monteiro 

Nos últimos dias, dois alunos da rede pública de ensino de São Francisco e de Palmeira D’Oeste embarcaram para a Europa onde ficarão por três meses fazendo intercâmbio com aulas de inglês.

Arthur, de Palmeira D’Oeste

Filho de produtores rurais, Arthur Zampedri do Nascimento, de 16 anos, estuda na Escola Estadual Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira D’Oeste. Ele estuda na 2ª série do Ensino Médio e obteve o melhor desempenho nas avaliações nos anos de 2023 e 2024, se classificando para um programa do Governo do Estado de São Paulo que está levando neste ano 1000 alunos da rede estadual para intercâmbio em vários países do mundo.

Segundo a mãe, Marcela Zampedri, o filho sempre foi muito aplicado e quando veio a notícia da seleção para o intercâmbio a família não teve dúvidas sobre o apoio ao estudante. “Ele sempre foi na escola um menino destaque, e veio essa grande chance e ele foi muito bem destacado, aí ele nos perguntou: “mãe fui chamado para ir estudar em outro país e agora?” E eu respondi: vamos sim, filho, a chance é única, e lá foi ele para o Programa Prontos Pro Mundo”, conta a mãe.

O jovem Arthur vai passar três meses na cidade de Bournemouth, na Inglaterra, cerca de 170 km de Londres. É uma cidade litorânea e recebe milhares de estudantes todos os anos de várias regiões do mundo para estudarem nas escolas de inglês para estrangeiros.

Samuel, de São Francisco

Samuel Cristiano Buffo Gouvêa, de 16 anos, é aluno da Escola Estadual Oscar Antônio da Costa,  da cidade de São Francisco.

O adolescente também foi selecionado para o intercâmbio e embarcou no dia 13 de janeiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele está na cidade de Devizes, localizada em torno de 140 km de Londres.

Para os pais, Luzia Aparecida Buffo Gouvêa e Devair Rodrigues de Gouvêa, é uma alegria muito grande ver o filho sendo selecionando e recebendo essa oportunidade. “Aqui de São Francisco, 15 alunos se destacaram, mas o meu filho foi o que teve o melhor desempenho e foi o único escolhido da cidade para fazer o intercâmbio. Na Diretoria de Ensino da Região de Jales ele teve o quinto melhor desempenho, e isso é um orgulho para nós”, contou a mãe.

Programa Prontos Pro Mundo

De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o programa foi criado para incentivar os estudantes da rede estadual para se interessarem mais pelo inglês, destacando a importância do idioma para o mercado de trabalho.

“A ideia é desenvolver a habilidade de comunicação, sobretudo no idioma inglês, que é tão importante no mercado. Eu tenho certeza de que para os estudantes vai ser uma experiência interessantíssima. Já vi que o pessoal já está saindo afiado, em um bom nível. Eles vão voltar falando bastante e eu já estou ansioso para ver o regresso, para ver as experiências e é algo que vai contagiar os colegas. Eles chegam, contam como foi e isso vai tomando a rede. O pessoal vai ficando com vontade de participar do programa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O programa oferece cursos no Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. No total, 1000 estudantes foram selecionados no ano passado para passar por essa vivência em 2025: 500 viajam no primeiro semestre e outros 500 no segundo. A lista com os aprovados para esse período será divulgada em breve pela Seduc-SP e a seleção para 2026 já teve início.

Como funciona o Prontos Pro Mundo

O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. O programa destinou àqueles com as melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos 1.000 alunos que viajarão a cada ano.

Da esquerda para a direita: Arthur- O último da direita para a esquerda ao lado do Governador Tarcísio: Samuel