logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Prefeitura responde a Requerimento sobre implementação de serviço de coleta de lixo em áreas rurais de Jales

Prefeitura responde a Requerimento sobre implementação de serviço de coleta de lixo em áreas rurais de Jales
02.05.2025     Fonte: FocoNews

A Prefeitura, por meio do Secretário Municipal de Obras, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Manoel Andreo de Aro, e do Diretor do Departamento de Meio Ambiente, João Gabriel Segantine, respondeu ao Requerimento nº 37/2025, dos Vereadores Leandro Antonio Bigotto (PL) e Luís Especiato (PT), relativo à implementação de um serviço de coleta de lixo nas áreas rurais, com a instalação de caçambas em pontos estratégicos de suas estradas, e à sugestão de quatro locais como pontos de coleta.

No Requerimento, os Edis haviam sugerido uma análise dos seguintes locais para a instalação dos pontos de coleta: Pesqueiro do Zé Bananeira; bairro rural Ribeirão Lagoa (próximo ao campo do Cuca); início da estrada do Café, e Córrego da Roça (próximo ao Jales Clube).

Os parlamentares perguntaram, no documento, se existe algum plano da Prefeitura para a implementação do serviço de coleta de lixo nas áreas rurais. Aro e Segantine, em ofício, disseram que sim e que já existe a coleta de lixo doméstico nos pontos indicados por Bigotto e Especiato, que receberão lixeiras. Também acrescentaram que já existe coleta seletiva realizada nos mesmos pontos uma vez por semana.

Outra questão levantada no Requerimento foi se haveria a possibilidade de instalação de caçambas em pontos estratégicos das estradas rurais para facilitar o descarte por parte dos moradores. O Secretário e o Diretor responderam afirmativamente, mencionando que existe projeto desenvolvido para a instalação de lixeiras para lixo doméstico e lixo reciclável.

Mais uma dúvida dos Vereadores foi se o Poder Executivo poderia realizar um estudo técnico para a definição dos locais adequados para essas instalações de pontos de coleta, considerando as previsões e a necessidade da população rural. A resposta foi que o estudo já foi realizado e os pontos viciados de descarte irregular são conhecidos pela municipalidade.

Por fim, Bigotto e Especiato haviam indagado quais seriam os prazos e as etapas previstas para a execução desse serviço. Aro e Segantine afirmaram no ofício que será no segundo semestre de 2025.

Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51146.