O ”Dia Mundial Sem Tabaco” comemorado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao Tabagismo.
Pensando nisso, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Ambulatório de Saúde Mental, envolvendo a equipe que desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo, teve a iniciativa de realizar durante esta semana palestras informativas sobre o tema “Tabagismo e o uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar” em diversas escolas de nossa cidade. O objetivo é conscientizar os jovens sobre os riscos e malefícios das diversas formas de consumo de tabaco e/ou nicotina, prevenindo-os dos artifícios da indústria tabagista.
A cada ano é indicado um tema específico promovendo a conscientização, educação e informação de dados relevantes para sensibilizar a população. E para este ano de 2025, o tema indicado pela OMS é “DESMASCARANDO A INDÚSTRIA DO TABACO: EXPONDO AS TÁTICAS DAS EMPRESAS PARA DEIXAR OS PRODUTOS DE TABACO E NICOTINA MAIS ATRATIVOS”.
De acordo com a coordenadora do Programa de Tabagismo de Jales, Soraya Barbur Prandi “o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina presente nos produtos derivados do tabaco. É a principal causa de morte evitável no mundo. Cerca de 8 milhões de pessoas morrem a cada ano em todo o planeta e no Brasil morrem cerca de 156.000 pessoas anualmente”, informou.
A psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental, Amanda Moreira de Souza, enfatizou que “atualmente um novo desafio que se impõe é o uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) (pods, vapes, pendrives) e de outros produtos que também contém nicotina sintética. Há uma variedade de produtos de tabaco comercializados que podem ser usados de diversas formas: fumados, inalados, aspirados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral.Todos contém nicotina, substância psicoativa que causa a dependência”.
As profissionais lembraram que a indústria do tabaco direciona suas estratégias especialmente para crianças e adolescentes, produzindo produtos com sabores atrativos, embalagens coloridas, cheiros agradáveis e promovendo eventos esportivos, culturais, buscando associar o consumo de tabaco a estilos de vida desejáveis e modernos. Também conta com a mídia digital para atrair um público mais jovem.
“Sabemos que a maioria dos fumantes tem a primeira experimentação e o início do consumo do tabaco e/ou nicotina antes dos 19 anos de idade. Pesquisas atuais apontam que 50% dos jovens relataram usar algum produto relacionado a nicotina; 20,7% usaram cigarros eletrônicos mesmo sendo proibidos no país; e aproximadamente 81% ainda tem uma baixa percepção de risco do uso dos DEF”, ressaltou Soraya.