logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / esporte

De superstição à identidade: entenda por que o Mirassol mudou cor do uniforme há 18 anos

De superstição à identidade: entenda por que o Mirassol mudou cor do uniforme há 18 anos
29.08.2025     Fonte: G1

Quando se pensa no Mirassol, time mais surpreendente do Brasil na atualidade, logo vem à mente seu tradicional uniforme amarelo — o único da Série A. Curiosamente, porém, nem sempre foi assim. O mais intrigante é que, ainda neste século, a cor predominante era o verde.

A mudança aconteceu em 2007 por um pedido do supersticioso técnico Luiz Carlos Martins, bastante conhecido no interior de São Paulo como o "Rei do Acesso".

Em entrevista ao ge, LC Martins revelou que ele ordenava que a equipe mudasse para a camisa amarela no intervalo dos jogos que o time "não estava bem". Coincidentemente ou não, a equipe conseguiu o acesso inédito para a primeira divisão do Paulistão, 18 anos atrás.

– O Mirassol sempre foi verde e branco para jogar. Quando eu trabalhava lá, a gente jogava com camisas verdes, calções brancos e meias verdes ou brancas. Às vezes, no primeiro tempo, as coisas não iam bem e eu falava para o roupeiro: 'Fulano, tira as camisas verdes e põe a amarela'. Funcionava, ganhávamos o jogo.

– Era superstição, mas sempre para o lado positivo. Foi assim que conseguimos o acesso para a primeira divisão do Campeonato Paulista – disse.

Mas nem tudo foi apenas questão de superstição. Luiz Carlos Martins comenta que se incomodava com o uniforme principal ser o verde, já que outros três times da época — Palmeiras, Guarani e União São João — também usavam a cor. Ele explicou que chamava isso de "salada mista".

– Eu tenho essa mania com uniforme. Por exemplo: vai jogar Palmeiras e Guarani. Aí o Palmeiras entra com camisa verde, calção branco e meia verde. O Guarani vem com camisa branca, calção verde e meia branca. Fica tudo muito parecido, uma salada mista – contou.

A superstição e o desejo por uma identidade única motivaram o técnico a pedir a troca definitiva pela camisa amarela como a principal. O pedido foi em uma reunião com a diretoria do clube e os fornecedores.

– Eles fizeram várias opções: verde com branco, branco com verde. Aí eu falei: tá bom, mas faz também um uniforme amarelo, amarelo ouro mesmo, bem vivo, para chamar a atenção de forma positiva. Porque vamos disputar o Paulistão. Palmeiras é verde, Guarani também, o União São João, já tinha três times de verde, seríamos o quarto.

– E eu falei lá: 'Se a gente for com uniforme amarelo, tem destaque, mantemos o time na primeira divisão, não vamos cair' – afirmou.

Dito e feito. Ao fim do Campeonato Paulista de 2008, o Mirassol terminou na oitava colocação. Na época, apenas os quatro primeiros se classificavam para o mata-mata. O Leão disputou o "Troféu do Interior", mas foi eliminado pelo Noroeste.

LC Martins disse, em poucas palavras, qual a sensação de entrar em campo com o amarelo pela primeira vez.

– Entramos com o amarelinho, amarelo ouro mesmo, estilo canarinho. A cor do Brasil .

Após a fusão com o Grec, o Mirassol Atlético Clube passou a usar a cor azul, nos anos de 1960. A fusão foi desfeita duas décadas depois, e o verde voltou a ser a cor predominante até 2007, quando o amarelo tomou conta da camisa e do escudo do Leão.

Amarelo canarinho

Uma camisa com a cara do Brasil. Algo que se concretizou neste ano de 2025. Foi quando o Mirassol lançou um uniforme comemorativo, inspirado na seleção brasileira de 1970, para o jogo contra o Flamengo, em sua primeira partida na história do Maracanã.

O uniforme, que um dia foi totalmente verde com poucos detalhes em amarelo, hoje carrega em ouro a presença do caçula na Série A do Campeonato Brasileiro e também único time amarelo da primeira divisão nacional.