Um homem aposentado, de 66 anos, perdeu R$ 20 mil no golpe envolvendo uma falsa solicitação para realização da "prova de vida" na noite de terça-feira (14) no distrito de Engenheiro Schmitt, em São José do Rio Preto (SP).
Segundo o boletim de ocorrência, o aposentado relatou à polícia que um homem entrou em contato e se apresentou como representante do INSS. O golpista, então, disse que o idoso precisava fazer a “prova de vida” de forma virtual.
Em seguida, o falso representante orientou que o aposentado fizesse duas transferências via PIX no valor de R$ 10 mil cada uma, para contas bancárias diferentes. Após a transferência, os criminosos apagaram as mensagens.
A ocorrência foi registrada como estelionato na Central de Flagrantes.
Entenda o golpe
No início de maio de 2025, surgiram nas redes sociais relatos de pessoas denunciando ter recebido ligações telefônicas sobre esse tema. A gravação, com um conteúdo mentiroso, diz:
"Você está no INSS, o Instituto Nacional de Seguridade Social. Você é um convocado dentre 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida. Digite 1 para prosseguir com atendimento de prova de vida".
As mensagens se espalharam após a revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS, ocorrida após uma operação deflagrada em 23 de abril de 2025 pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, sem qualquer autorização, como se eles tivessem se tornado membros de associações e sindicatos. Essas entidades ofereciam desconto em academias e planos de saúde, mas não tinham estrutura.