logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / educação

Orientação médica é fundamental para manter dieta, dizem especialistas

Orientação médica é fundamental para manter dieta, dizem especialistas
05.07.2013     Fonte: Fonte: globo.com

 Para ter um corpo bonito, fazer uma atividade física e controlar a alimentação são fundamentais. O problema é que depois que a pessoa faz uma dieta e perde alguns quilos, ela não consegue manter o bom resultado. Por isso, uma orientação médica é fundamental.
A manicure Ana Cláudia Ferrari, de São José do Rio Preto (SP), já chegou a pesar 106 quilos. Durante muito tempo, ela brigou com a balança até que um dia decidiu que ia emagrecer. Sozinha e com muita força de vontade cortou tudo que engordava e perdeu 30 quilos. “Tirei refrigerante, doce, massa da dieta e comecei a fazer exercícios físicos e consegui emagrecer”, afirma.
Foram mais de 12 meses de dieta. Hoje ela aprendeu e come pouco, várias vezes por dia, traz sempre uma fruta no lanche, e continua resistindo às tentações. “Sempre levo um suco, uma fruta, uma bolacha integral”, diz.
Há cinco anos, por causa de um câncer, a securitária Rosângela Pantaleão teve que mudar radicalmente a alimentação e admite que nunca conseguiu fazer a dieta direito.“Acabava indo à restaurante e achava que iria selecionar os alimentos, mas acabava pegando alimentos fora da dieta”, diz a securitária.
Começar uma dieta até que é fácil, o problema é mantê-la. Muita gente inicia, mas logo desiste, por isso hoje já tem profissionais se especializando nesse tipo de serviço. Como é o caso da cozinheira Márcia Angelucci. A paixão pela arte de cozinhar a transformou em uma personal cooker. “É um profissional que vai transformar o alimento em uma refeição saudável”, afirma Márcia.
A cozinheira vai até a casa da pessoa e faz exatamente o que ela quer. Se tiver alguma orientação ou receita médica, ela segue à risca. A diária só para cozinhar custa em torno de R$ 80 reais. “Eu vejo o que é a preferência da pessoa para fazer o prato e principalmente para cuidar da saúde”, diz.
O nutrólogo Roger Renzo explica que sem orientação e sem nenhum acompanhamento é muito mais difícil manter a dieta seja qual for ela. Algumas dicas podem fazer toda a diferença principalmente quando o assunto é perder peso ou simplesmente não engordar. “Se a pessoa faz a refeição em casa, ao invés de fritura, faça a carne no grill. Aquela que come fora de casa tem sempre boas saladas em um restaurante por quilo. Até a cerveja, se for tomar, o importante é tomar dois copos d’água a cada tulipa de chope”, afirma.