logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Prainha de Pedranópolis é interditada após denúncia de possível contaminação por esgoto

Prainha de Pedranópolis é interditada após denúncia de possível contaminação por esgoto
27.05.2026     Fonte: G1

A prainha de Pedranópolis (SP), localizada no distrito de Santa Isabel, foi interditada temporariamente pela prefeitura após denúncias de possível contaminação da água por esgoto no Rio Marinheiro. A interdição foi solicitada pelo Ministério Público de Fernandópolis, após denúncias.

Segundo comunicado divulgado pela prefeitura, a interdição permanecerá em vigor até a construção de uma nova fossa séptica em conformidade com as normas ambientais e sanitárias.

De acordo com a administração municipal, a implantação da nova estrutura é considerada mais complexa devido à localização da prainha às margens do rio.

A prefeitura informou que será necessário cumprir todas as exigências dos órgãos ambientais e sanitários para garantir a proteção do lençol freático e evitar riscos de contaminação.

Conforme apurado pela TV TEM com a prefeitura, a fossa foi danificada por um trator e um tanque, durante manutenção no local, conhecido como Prainha do Aguão.

O espaço, a 22 quilômetros da área urbana, é frequentado por banhistas e por pescadores para acessar o Rio Marinheiro. Dispõe de oito quiosques, seis chalés, lanchonete, camping, rampa náutica e pistas de caminhada. Por causa do risco de contaminação, o MP foi acionado e recomendou a interdição.

Ainda conforme o comunicado, a administração municipal trabalha em uma nova solução de esgotamento sanitário para o local. A medida busca atender às exigências legais e solucionar problemas antigos relacionados a entupimentos e à necessidade frequente de coleta de resíduos.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Prefeitura de Pedranópolis informou que a Prainha de Santa Izabel do Marinheiro permanecerá temporariamente interditada após denúncias encaminhadas ao Ministério Público sobre problemas na estrutura de esgoto do local.

Segundo a administração municipal, o fechamento foi necessário para a construção de uma nova fossa séptica adequada às normas ambientais e sanitárias vigentes.

A prefeitura afirmou também que já trabalha em uma nova solução de esgotamento sanitário para o espaço. A administração municipal não informou prazo para a reabertura da prainha, um dos principais pontos turísticos e de lazer da cidade.