logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Idosa perde mais de R$ 2 mil ao cair em golpe do frete após receber falso presente no dia do aniversário

Idosa perde mais de R$ 2 mil ao cair em golpe do frete após receber falso presente no dia do aniversário
23.06.2026     Fonte: G1

Uma idosa perdeu R$ 2.100 ao cair em um golpe no dia do seu aniversário em São José do Rio Preto (SP).

A aposentada Dirce da Silva foi vítima de uma pessoa que se passava por motoboy e fez a cobrança do frete após entregar um falso presente.

Em entrevista à TV TEM, a idosa relatou que havia recebido uma cesta de café da manhã enviada pelo filho dela. Pouco tempo depois, o suspeito apareceu em sua casa dizendo que precisava entregar outro presente.

"No dia do meu aniversário, meu filho mandou uma cesta de café da manhã para mim e, logo em seguida, chegou um motoboy para entregar um presente e disse que era necessário pagar o frete. Eu passei o cartão para pagar, mas ele disse que não tinha dado certo, pegou outra maquininha e também não deu certo. Tentou várias vezes até que disse que iria passar no chefe dele para resolver o problema. Quando fui ver, já tinham roubado todo o dinheiro da minha conta", disse a idosa.

 

À reportagem, a mulher ainda confessou que não tinha conhecimento do perigo que corria quando entregou seu cartão de crédito ao suspeito.

O drama vivido por Dirce também faz parte da rotina de outros idosos. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que, no estado de São Paulo, aproximadamente 82% das pessoas com 60 anos ou mais já sofreram tentativas de golpes virtuais por meio de mensagens, e-mails ou ligações fraudulentas.

Por conta da alta incidência de vítimas nessa faixa etária, uma iniciativa gratuita foi implantada recentemente em São José do Rio Preto.

Proteção

 

Para auxiliar na proteção aos idosos, o Fundo Social de Rio Preto, em conjunto com a Porta 9 Agência de Comunicação, criou o projeto "Proteção Digital para a Terceira Idade". A finalidade é orientar a população sobre golpes virtuais e a importância do uso seguro de aplicativos bancários. Aulas gratuitas são oferecidas ao público-alvo da iniciativa.

"Existe uma parcela significativa das pessoas e principalmente de idosos que não sabe mexer no celular", ressalta Allexandre Silva, diretor da agência e professor do projeto.

O diretor também pontua a importância de sempre desconfiar de pessoas e informações suspeitas.

"Desconfie de tudo: da voz que você não conhece, do número que você não conhece, da loja ligando confirmando compra, do atendente oferecendo promoção. Esse é o primeiro passo, sempre", concluiu Allexandre.

A iniciativa une educação digital e financeira em uma série de ações práticas para os idosos. As atividades são desenvolvidas de maneira didática e simplificada para facilitar a compreensão dos participantes.

A primeira aula aconteceu nesta terça-feira (23) e contou com número expressivo de alunos. A próxima aula está prevista para ocorrer no dia 30 de junho, das 9h às 11h.

Para obter outras informações, você pode entrar em contato pelo telefone (17) 3214-9010 ou acessar o site da prefeitura. Segundo os responsáveis pelo projeto, novas turmas serão abertas conforme a demanda. O resultado esperado é uma diminuição na quantidade de ocorrências de golpes no município.