logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Menino de 3 anos luta contra avanço da escoliose após nascer com 670 gramas: ´Ele é meu tudo´, diz mãe

Menino de 3 anos luta contra avanço da escoliose após nascer com 670 gramas: ´Ele é meu tudo´, diz mãe
21.07.2026     Fonte: G1

Após nascer com apenas 670 gramas, um menino de 3 anos luta contra o avanço da escoliose em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Emanuel Lohan Alves de Lima nasceu de uma gestação de 25 semanas no dia 24 de dezembro de 2022. À época, segundo a família, os hospitais de São José do Rio Preto estavam lotados, e a mãe foi encaminhada à Santa Casa de Votuporanga (SP) por meio do Sistema Único de Saúde.

Conforme Maria Fernanda Alves, de 27 anos, a gravidez seguia normalmente quando ela começou a apresentar os primeiros sinais de pressão alta.

“Eu passei mal na sexta-feira e no sábado. Depois, descobrimos uma pré-eclâmpsia e ele nasceu”, conta.

Por conta do baixo peso, o bebê ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica por 94 dias, além de permanecer outros sete no quarto da Santa Casa.

Ao g1, a mãe lembrou que as expectativas dos médicos eram baixas em relação à sobrevivência de Emanuel.

“Os médicos diziam que a chance de ele sobreviver era de apenas 10%. Era considerada quase impossível sua sobrevivência”, conta.

Esclerose

Por conta da prematuridade, o menino apresentou atraso em seu desenvolvimento motor. Por isso, iniciou sessões de terapia na Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD) em São José do Rio Preto.

No ano passado, veio o diagnóstico de escoliose. De acordo com a mãe, o objetivo agora é evitar que o desvio na coluna se agrave.

“A escoliose é comum em crianças que têm esse atraso como ele. Hoje, ele ainda não senta e é hipotônico (tem diminuição de tônus muscular)”, conta.

Emanuel é o único filho de Maria Fernanda, que precisou deixar o trabalho de cuidadora de crianças para se dedicar exclusivamente ao menino em seus primeiros anos de vida. A família recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) direcionado ao menor.

Atualmente, Emanuel faz tratamento e acompanhamento médico por meio de um plano de saúde particular. Mesmo diante das adversidades, a mãe se diz otimista com a evolução gradual do filho. O principal objetivo do tratamento é evitar o agravamento da escoliose.

“Ele é meu tudo. Independente das dificuldades, a vida sem ele não faria sentido”, finaliza Maria.