logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Rio Preto é uma das três cidades de SP a oferecer exame pelo SUS que detecta risco de câncer de colo do útero antes do surgimento de lesões

Rio Preto é uma das três cidades de SP a oferecer exame pelo SUS que detecta risco de câncer de colo do útero antes do surgimento de lesões
29.10.2026     Fonte: G1

São José do Rio Preto integra a lista de três municípios do estado de São Paulo selecionados para disponibilizar, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), um teste inovador contra o câncer de colo do útero.

O exame oferecido gratuitamente identifica a presença do papilomavírus humano antes mesmo do aparecimento de qualquer lesão pré-cancerígena, com foco nos subtipos 16 e 18, classificados como de alto risco para o desenvolvimento de tumores.

Caso o resultado seja negativo, o protocolo clínico permite ampliar o intervalo para o próximo exame de três para até cinco anos, além de apresentar menor índice de amostras inconclusivas e garantir laudos mais rapidamente.

O exame preventivo tradicional, o Papanicolau, continua disponível na rede pública durante a fase de transição e expansão da nova tecnologia. A coleta do material é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira a lista com os endereços de todos os postos disponíveis na cidade.

O câncer do colo do útero é um dos tipos mais comuns de câncer ginecológico e está fortemente associado à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV).

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo responsável pela infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV.

A prevenção inclui a vacinação contra o HPV e a realização periódica do exame de Papanicolau. O novo teste molecular DNA-HPV utiliza tecnologia de ponta na prevenção e detecção precoce da doença. Segundo o Ministério da Saúde, no estado de São Paulo, o método também foi implementado em Ribeirão Preto e Mauá.

Incidência da doença

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deve registrar cerca de 19,3 mil novos diagnósticos anuais da doença até 2028.

Quando identificadas em fase inicial, as chances de cura do câncer de colo uterino chegam a 100%.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a doença pode não apresentar sintomas no início, mas alguns sinais merecem atenção e devem ser investigados por um profissional de saúde. Confira abaixo.

Sangramento durante ou após a relação sexual;

Sangramento entre as menstruações;

Sangramento depois da menopausa;

Dor durante a relação sexual;

Corrimento vaginal com sangue ou com mau cheiro.

Nos casos mais avançados, podem aparecer outros sintomas, como:

Dor na região da pelve ou na parte baixa das costas;

Cansaço intenso;

Problemas nos rins;

Inchaço e dor nas pernas.