logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Bares, restaurantes e salões de beleza poderão abrir a partir de 1º de junho, diz prefeito de Araçatuba

Bares, restaurantes e salões de beleza poderão abrir a partir de 1º de junho, diz prefeito de Araçatuba
28.05.2020     Fonte: ENOROESTE

 O Prefeito de Araçatuba (SP), Dilador Borges (MDB), anunciou que salões de beleza, bares e similares também poderão abrir as portas a partir do dia 1º de junho. A novidade foi divulgada, nesta quarta-feira (27), durante coletiva de imprensa.
Dilador concedeu entrevista coletiva depois de o governo de São Paulo divulgar um plano de flexibilizações progressivas, que serão feitas levando em conta as características de cada município.
Denominado "Retomada Consciente", ele prevê cinco etapas. As regiões serão classificadas em fases e cores de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes.
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.
A cada 7 dias será reavaliado. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.
Atualmente, Araçatuba (SP) está na fase dois, que representa a cor laranja no novo modelo de quarentena do estado. A definição permite a abertura de atividades imobiliárias, concessionárias, comércio e shopping center. Todas os segmentos serão abertos com restrições.

Como cada município tem autonomia para decidir, Dilador optou por também liberar a abertura dos salões de beleza, bares e similares. A liberação dos segmentos já estava prevista na proposta de retomada das atividades econômicas apresentada para região de Araçatuba.
“Isso já estava no nosso plano de flexibilização que nós mandamos para o comitê central. Com a flexibilização, que é uma demanda de 16 prefeitos da região, a gente pediu para ter uma autonomia para fazer mudanças interessantes e com segurança para nossa região”, afirma o prefeito.