logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Estiagem causa seca em nascentes, açudes e poços no interior de São Paulo

Estiagem causa seca em nascentes, açudes e poços no interior de São Paulo
13.10.2020     Fonte: Informações de G1

A longa estiagem e as altas temperaturas estão fazendo nascentes de água secarem em propriedades rurais do interior de São Paulo.

Em uma fazenda da região noroeste paulista, não há nenhum resquício de água em duas nascentes que davam origem a um córrego que desaguava no rio Preto, um dos mais importantes do estado de São Paulo e responsável por 30% do abastecimento de São José do Rio Preto.

“Tentei cavar e coloquei canos para a água subir. Ela subiu um pouco, mas secou de novo. É muito triste" diz o caseiro Valdir de Souza.

Represa secou totalmente em propriedade rural do interior de São Paulo — Foto: Reprodução/TV TEM

Na mesma propriedade rural, onde antes era uma represa abastecida de forma natural por uma nascente que secou, atualmente é possível caminhar sem molhar os pés.

“Esse longo período de estiagem tem castigado muito nossas nascentes, nossos córregos e nossos mananciais", afirma o capitão da Polícia Ambiental, Antônio Pilon.

O cenário crítico das nascentes chegou nas cidades. O racionamento de água, que tinha começado no mês passado em Rio Preto, precisou ser ampliado.

Estiagem e calor obrigam moradores de cidades do noroeste paulista a racionar água

Pelo menos 180 mil moradores ficam com as torneiras secas das 12h às 22h. Quem for flagrado desperdiçando água pode ser multado em até R$ 2 mil.

Outros municípios também aderiram ao racionamento de água. Em Araçatuba, a medida afeta mais de 40 bairros. Já em Ibirá, não sai nenhuma gota de água de uma fonte há mais de uma semana.

Estudos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostram que a região noroeste paulista enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos.

"Secou tudo. Era tudo verde, lindo. Não temos alegria. Não consigo dormir direito à noite", diz o caseiro, Antonio Aparecido Morelato.