logo
eNoroeste

NOTÍCIAS

Home / Notícias / educação

Reta final para os vestibulandos

Reta final para os vestibulandos
25.10.2013     Fonte: g1.com

 A proximidade das provas do Enem e dos principais vestibulares do país tem deixado os estudantes de cabelo em pé. Além do cansaço de meses de muito estudo, há a ansiedade típica das vésperas de eventos como esses.

Dúvidas e incertezas começam a pipocar na mente dos estudantes, como aquelas relacionadas ao tempo. Principalmente com a falta dele.

Alguns, com a ilusão de que é possível ver todas as matérias programadas para os exames, sentem que não vão dar conta de estudarem tudo o que é pedido, o que de certa forma é real. Não é possível ver absolutamente tudo. O que precisam na reta final é canalizar tempo e energia para os pontos nevrálgicos (conteúdos com mais dificuldades) ou aqueles cujo peso é maior na pontuação da carreira escolhida. Nada de se proporem missões impossíveis, como rever todos os resumos ou coisa do tipo.

Se o tempo parece faltar de um lado, por outro a sensação é de que nunca vai terminar a época de tanto estudo e, como já ouvi de alguns, a falta de vida própria. Deixaram de sair, namorar, divertir-se para dedicarem os finais de semana aos livros, aulas extras e simulados. Pensaram que descansar não era importante e receberam dos pais estímulos para isso.

Descansar sempre é importante, principalmente para uma aprendizagem eficiente. Mas, se pensarem que faltam poucas semanas para as coisas mudarem, tudo ficará mais fácil.

Aqueles com grande chance de passarem nas primeiras fases já estão lamentando a perda das férias. Se isso acontecer, que bom, seu empenho valeu apena. O que são mais algumas semanas?

O melhor é ver as coisas por etapas. Em pequenas porções parecem mais fáceis de serem conseguidas. Primeiro, preocupem-se com o Enem e a primeira fase dos vestibulares. Depois, é outra história. Outro momento, que se o vestibulando quiser mesmo entrar na universidade, valerá a dedicação. Não é tempo perdido, é apenas direcionado.

Outra sensação muito comum nesta época é de que, mesmo se empenhando bastante e tendo feedbacks positivos nos simulados, não sabem nada. O que é um engano, ao menos para quem estudou. Não temos muita noção do que sabemos sobre algum assunto, mas é muito mais do que imaginamos. O que será estimulado a vir à tona diante das questões das provas.

Muitas vezes, porém, esses incômodos apenas estão traduzindo o temor de enfrentar a nova etapa da vida, que é o universo adulto, com sua falta de tempo, menos possibilidades de diversão, não saber muita coisa quando acham que tem que saber tudo e todas as responsabilidades que crescer envolve. No fundo vale a pena.

Como não dá para voltar atrás, o melhor é encarar o vestibular/crescimento com tranquilidade.

Foto: Alunos em cursinho preparatório para o Enem.