logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / ciência e saúde

Vacina de spray nasal deve levar ao fim da pandemia

Vacina de spray nasal deve levar ao fim da pandemia
08.06.2022     Fonte: Istoe

Quando a pandemia vai acabar? Com o aumento recente do número de casos de covid, essa resposta parece estar ainda distante, mas especialistas apontam uma importante arma para o combate a doença: uma vacina em spray aplicada no nariz.

As vacinas tradicionais já salvaram milhões de vidas, principalmente por impedir o desenvolvimento de sintomas graves da covid-19. Mas de acordo com especialistas, já existe uma preocupação em relação a queda na proteção proporcionada por elas.

 

“Para a proteção, para a hospitalização, doença severa, doença grave, morte, ela ainda continua. Mas também estamos começando a ver uma queda nessa proteção”, disse a epidemiologista Denise Garrett a TV.

De acordo com os cientistas, os dois avanços esperados para acabar com a pandemia são: a criação de vacinas eficientes contra todas as variantes; e a mais esperada é uma vacina em spray aplicada no nariz ao invés da aplicada no músculo.

Vias respiratórias

O vírus da covid entra pelas vias respiratórias e permanece por ali por um tempo, se multiplicando, enquanto que as vacinas tradicionais não conseguem acesso a esta parte do corpo.

Com a vacina em spray nasal, o vírus seria combatido mais rapidamente e sem a possibilidade de se multiplicar. Quem for vacinado dessa forma, não se contamina e nem passa o vírus adiante, diz a reportagem. O que pode ser o caminho para o fim da pandemia.