logo
Banner

NOTÍCIAS

Home / Notícias / região noroeste

Defesa Civil alerta para baixos índices de umidade relativa do ar no interior de SP

Defesa Civil alerta para baixos índices de umidade relativa do ar no interior de SP
14.08.2025     Fonte: G1

A Defesa Civil emitiu um alerta para o tempo seco e grande amplitude térmica entre esta quinta-feira (14) e domingo (17), no interior de São Paulo.

A previsão ocorre devido a uma forte massa de ar seco que vai predominar o estado, deixando o tempo estável e sem fortes chuvas. Apenas no litoral devem ser registradas chuvas isoladas, mas sem grandes acumulados.

Durante o período, os dias serão típicos de inverno, com pouca nebulosidade, o que favorece grande amplitude térmica, com a manhã fria e a tarde quente.

Nas primeiras horas do dia, nevoeiros devem ser formados no leste, enquanto no período da tarde, a umidade do ar deve cair significativamente nas regiões oeste e noroeste de SP, em cidades como Bauru, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Itapeva e Sorocaba.

Essas condições aumentam o risco de queimadas e exigem uma maior atenção para evitar problemas respiratórios. A Defesa Civil orienta a população a intensificar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e não realizar queimadas.

Umidade menor que deserto do Saara

A cidade de Tupã (SP) registrou nesta quarta-feira (13) o menor índice de umidade relativa do ar do ano: apenas 10%, segundo dados divulgados pela Defesa Civil. O número é considerado estado de emergência, conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, o nível ideal de umidade relativa do ar é de 60%, sendo que valores abaixo de 12% são considerados críticos para a saúde. Para efeito de comparação, no deserto do Saara, no norte da África, a umidade varia entre 14% e 20%.

Para conferir quais cidades do interior de São Paulo, nas regiões de Bauru e Marília, Sorocaba e Jundiaí, São José do Rio Preto e Araçatuba, e Itapetininga, tiveram índices preocupantes nesta quarta-feira.