A Defesa Civil emitiu um alerta para o tempo seco e grande amplitude térmica entre esta quinta-feira (14) e domingo (17), no interior de São Paulo.
A previsão ocorre devido a uma forte massa de ar seco que vai predominar o estado, deixando o tempo estável e sem fortes chuvas. Apenas no litoral devem ser registradas chuvas isoladas, mas sem grandes acumulados.
Durante o período, os dias serão típicos de inverno, com pouca nebulosidade, o que favorece grande amplitude térmica, com a manhã fria e a tarde quente.
Nas primeiras horas do dia, nevoeiros devem ser formados no leste, enquanto no período da tarde, a umidade do ar deve cair significativamente nas regiões oeste e noroeste de SP, em cidades como Bauru, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Itapeva e Sorocaba.
Essas condições aumentam o risco de queimadas e exigem uma maior atenção para evitar problemas respiratórios. A Defesa Civil orienta a população a intensificar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e não realizar queimadas.
Umidade menor que deserto do Saara
A cidade de Tupã (SP) registrou nesta quarta-feira (13) o menor índice de umidade relativa do ar do ano: apenas 10%, segundo dados divulgados pela Defesa Civil. O número é considerado estado de emergência, conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a OMS, o nível ideal de umidade relativa do ar é de 60%, sendo que valores abaixo de 12% são considerados críticos para a saúde. Para efeito de comparação, no deserto do Saara, no norte da África, a umidade varia entre 14% e 20%.
Para conferir quais cidades do interior de São Paulo, nas regiões de Bauru e Marília, Sorocaba e Jundiaí, São José do Rio Preto e Araçatuba, e Itapetininga, tiveram índices preocupantes nesta quarta-feira.