Uma estagiária de 26 anos do Zoobotânico de São José do Rio Preto (SP) ficou ferida ao ser mordida no braço e na mão pela onça-pintada que foi resgatada de um cativeiro ilegal no Pará na tarde de segunda-feira (11).
A jovem estuda biologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ibilce) e faz estágio no setor de veterinária e biologia do Zoo. Segundo a prefeitura, ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital de Base (HB), onde precisou passar por cirurgia e está internada. O estado de saúde é considerado estável. As causas do acidente são investigadas por meio de uma sindicância.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ainda informou que o animal fica em um ambiente controlado, sem risco aos visitantes, uma vez que fica em um recinto protegido e sem acesso ao público.
O animal, que é um macho de dois anos, chegou em Rio Preto em julho deste ano, depois de ser resgatado do cativeiro, em 2023, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Ele e o irmão foram resgatados debilitados, desnutridos e usando coleiras de cachorro, após a morte da mãe por caçadores.
Ele passou por um período de isolamento e observação antes de ser liberado para visitação. A transferência para São Paulo faz parte de um programa nacional de conservação e manejo de espécies ameaçadas.